Um cílio que insistia em nascer virado para dentro, arranhando o olho. A sensação era de que havia sempre um incômodo grão de areia ali. Um dia, Ana Clara, uma das cantoras e compositoras da dupla Anavitória, se queixava sobre o teimoso pelinho em uma conversa com seu produtor, Felipe Simas, pelo Whatsapp. Ele, então, tentou animá-la. "Ele falou: 'Nossa, isso daria o nome de um livro infantil'. A gente deu risada e depois ele me mandou uma história, a história do Cecílio, que era o cílio que só queria ser notado. Só queria ser visto. Foi a coisa mais linda do mundo. Fiquei muito empolgada e pedi para ele escrever à mão para eu guardar, achei bonito, especial", lembra Ana, em entrevista a CRESCER. "O Felipe tem isso, tem essa virtude de ver beleza em coisas muito simples, na dor do cotidiano, nas pequenezas das coisas. Ele é assim em tudo, tempo inteiro. Então, não me assusta nem um pouco, um cílio que me incomoda desde novinha, que arranha meu olho, virar uma história linda. Ele faz isso", explica.
Felipe, então, escreveu a história e, tempos depois, conheceu o trabalho da artista Luciana Grether e a convidou para criar as ilustrações. A primeira cópia foi dada de presente para Ana Clara, a dona do cílio, em seu aniversário de 25 anos. "Eu contava para todo mundo, mostrava para todo mundo. Achei de uma delicadeza incrível", explica ela. Agora, o presente virou um livro, O cílio do olho da Clara, que foi lançado nesta semana pela Zit Editora/Universal Music (R$ 39,90).
Em entrevista a CRESCER, Felipe conta que sempre foi encantando por literatura infantil, mas nuunca tinha pensado em se embrenhar pelo gênero. "O livro nasceu de maneira muito espotânea", conta. "Ana estava meio cabisbaixa por conta do cílio e eu spo queria animália e insitigá-la a ter um pouco de empatia por aquele cílio intruso. Acabei dando vida e personalidade para ele", explica o produtor musical, que, além da dupla Anavitória, também administra a carreira de Manu Gavassi. "O livro é uma auspiciosa metáfora sobre encontrar o seu lugar no mundo. Todos nós estamos sempre, de certa forma, querendo um pouco de atenção e vivendo numa desenfreada busca por entendimento, assim como Cecílio, o cílio tão especial da Clara", diz o autor.
A arte era uma das maneiras de Felipe compreender o universo das crianças, quando seu filho e seu irmão eram menores. "Tenho um filho, o Leonardo - que já é adolescente - e um irmão temporão, o Gabriel, que vi nascer e crescer também quase como filho. Quando eles eram pequenos e passávamos férias juntos, eu costumava buscar nas artes (cinema, literatura, teatro e música, em especial) uma maneira de me conectar um pouco mais com o universo deles. Aproveitava para revisitar algumas das maiores referências da minha infância (como ‘Flicts’ e ‘O Menino Maluquinho’ do Ziraldo; ‘As Férias do Pequeno Nicolau’ da dupla francesa Sempe e Goscinny; e ‘A turma da Mônica’ do Maurício de Sousa; etc)", conta Felipe.
E quem diria que um cílio, inicialmente, incômodo, poderia render tanto? Além do livro infantil, a história de Cecílio, o cílio, também virou música. A convite de Felipe, o músico Wem, do grupo Tiquequê, compôs e gravou uma canção inspirada na história. O áudiobook faz com que a história também seja acessível para deficientes visuais e está disponível em plataformas como Youtube e Spotify. Confira (se não conseguir visualizar, clique aqui):
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Entretenimento/noticia/2020/09/cilio-de-ana-clara-da-dupla-anavitoria-vira-tema-de-livro-infantil-e-musica-do-tiqueque.html