Wednesday, September 30, 2020

Com quanto tempo de gravidez a mama fica doloridas?

Quando os seios começam a ficar doloridos na gravidez? (Foto: Valeria Boltneva/Pexels)

 

Quando você pegou o resultado do exame mostrando que estava grávida, certamente a primeira coisa que olhou e acariciou foi sua barriga, certo? Afinal, é ali que seu filho está se desenvolvendo. Mas, certamente, essa parte do seu corpo vai dividir um pouco a atenção com outra: os seios. Desde o início da gestação, muitas mulheres percebem diferenças nas mamas.

 

SEIOS EM TRANSFORMAÇÃO

Mamas doloridas, crescendo em ritmo veloz, podem ser também um dos primeiros sinais de que um bebê está a caminho, pois, quando o óvulo é fecundado, toda a estrutura mamária se prepara para poder produzir leite. Os tecidos ficam mais espessos; os canalículos internos, mais permeáveis; e a pele do local onde o leite será produzido amadurece.

Já nas duas primeiras semanas de gravidez, esse desconforto, parecido com o que você tinha nos seios antes de menstruar, aparece porque as mamas estão começando a aumentar de tamanho. Essa mudança, que pode envolver até um pouco de dor, tem um importante propósito: ela prepara os seios para você amamentar.

MAMILOS MAIS ESCUROS

Os hormônios liberados pela gravidez também agem nas células responsáveis pela coloração dos mamilos, tornando-os mais escuros que de costume. Mulheres morenas ou negras podem demorar um pouco mais para perceberem este sintoma. 
Os seios também logo ficam mais inchados e sensíveis.

PEITO X BARRIGA


Aí, vira aquela corrida. No início, temos dois peitões e quase nenhuma barriga. Algo mais para aquelas americanas das propagandas do que para nossa idílica visão de mãe. “Tanto o útero quanto os seios crescem muito durante toda a gravidez. O que acontece é que o útero está bem protegido dentro da pelve, e esse crescimento demora para ser notado. As mamas estão mais expostas”, afirma a pediatra Nina de Almeida (SP).

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/noticia/2020/09/com-quanto-tempo-de-gravidez-mama-fica-doloridas.html