Tuesday, September 29, 2020

Mães reúnem receitas saudáveis em e-book: "Temos o poder de criar memórias afetivas nas crianças"

Quatro mães - uma nutricionista, uma chef e duas pediatras - reúnem-se para criar ebook de receitas saudáveis para as famílias (Foto: Divulgação/Liga da Cozinha Afetiva)

 

Há poucos dias, quatro mulheres — uma chef de cozinha, uma nutricionista e duas pediatras; todas mães e apaixonadas por culinária, ciência e afeto — reuniram-se para cozinhar. Foi o start para o projeto Liga da Cozinha Afetiva, que pretende levar o movimento de retorno à cozinha para o maior número de pessoas, tanto profissionais da saúde como famílias, através da criação de memórias afetivas que impactem na boa relação com a comida. 

+ "A relação das crianças com a comida não pode ser de estresse", diz pediatra

Na prática, o grupo vai reunir diversas receitas — testadas e aprovadas — em um e-book. "Os pratos que farão parte do livro do projeto foram feitos e fotografados. São tantos anos dedicados da minha vida à entender a infância e, desta maneira, auxiliar as famílias a encontrar seu caminho. Levar ciência atrelada à gastronomia e nutrição é meu sonho e tive a certeza que estamos no caminho certo, e que é só o começo”, anunciou a pediatra Flávia Oliveira, que também é colunista da CRESCER.

Junto com Flávia, também estão a pediatra Renata Aniceto, a chef de cozinha Paula Duarte e Flávia Montanari, nutricionista com especialização na área materno infantil. “O projeto da Liga da Cozinha Afetiva é a aliança de quatro profissionais, mães, mulheres, com um objetivo em comum: resgatar e ressignificar a relação das famílias com o alimento, da escolha ao preparo, do preparo à mesa. E cada uma de nós está trazendo uma bagagem cheia de sonhos, de afeto e de conhecimento que se completam", explicou Paula. 

Ebook vai reunir vinte receitas de pratos doces e salgados (Foto: Divulgação/Liga da Cozinha Afetiva)

 

O convite é para que a família sente-se junta à mesa. “A Liga da Cozinha Afetiva é, para mim, sinônimo de transformação. Ao mesmo tempo em que transformamos ingredientes em pratos de sabores especiais, temos o poder de criar memórias afetivas em nossas crianças e transformar sua relação com a comida e com sua própria história. Nosso projeto deseja resgatar os valores da boa comida caseira como ferramenta de reagregação familiar e de melhores escolhas alimentares", completa Renata. "É resgatar o ato de cozinhar e nutrir quem você mais ama, transformar a sua vida e de seus filhos e, assim, poder viajar no tempo com suas memórias afetivas, com comida de verdade", finalizou Flávia.

+ Papinhas: sugestões de apresentação e combinação de frutas

O e-book vai reunir vinte receitas doces e salgadas para serem preparadas por pais e filhos, e degustadas por toda a família. O lançamento está previsto para novembro. Enquanto aguarda, confira, abaixo, as fotos de algumas das receitas - para ficar com água na boca!

 (Foto: Divulgação/Liga da Cozinha Afetiva)

 

 (Foto: Divulgação/Liga da Cozinha Afetiva)

 

 (Foto: Divulgação/Liga da Cozinha Afetiva)

 

 (Foto: Divulgação/Liga da Cozinha Afetiva)

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Alimentacao/noticia/2020/09/maes-reunem-receitas-saudaveis-em-e-book-temos-o-poder-de-criar-memorias-afetivas-nas-criancas.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...