Thursday, September 24, 2020

O cercadinho é seguro para bebês?

Bebês no cercadinho (Foto: Getty Images)

 

O cercadinho pode ser muito útil quando o pai e a mãe precisam se ausentar por curtos períodos para realizar alguma tarefa doméstica. Mas será que seu uso é seguro para o desenvolvimento dos pequenos? De acordo com o pediatra Nelson Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria, não há problema em utilizar o equipamento, desde que haja parcimônia.

“O cercadinho pode ser usado a partir do momento que o bebê começa a engatinhar para evitar que ele acesse locais perigosos, em que haja quinas ou objetos cortantes, por exemplo. Os pequenos atingem essa etapa do desenvolvimento, geralmente, a partir dos sete meses.”, explica o pediatra. O equipamento serve para proteger a criança em uma situação em que os pais não conseguem estar focados 100% nela”.

É importante, porém, que o uso do cercadinho não se estenda por horas e que os pais estejam por perto para interagir e verificar como a criança está com frequência.  “A criança precisa ter liberdade para explorar o mundo quando começa a engatinhar e andar, para fortalecer a musculatura e desenvolver a autonomia. O cercadinho não pode substituir esses momentos. Ele é útil apenas nos casos de necessidade”, afirma Ejzenbaum.

Na hora de escolher o produto, o pediatra recomenda os modelos de nylon, por serem mais leves e diminuírem o risco de acidentes, e que tenham bordas alcochoadas. “Certifique-se de que o cercadinho tem o selo de aprovação do Inmetro e que não há bordas cortantes ou parafusos de metal visíveis”, explica. Observe também o peso máximo que o produto suporta, se ele é dobrável ou não e se possui regulagem de altura.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Desenvolvimento/noticia/2020/09/o-cercadinho-e-seguro-para-bebes.html