Um spray nasal que está em fase de testes pode ser uma alternativa mais ágil do que a vacina na corrida contra o novo coronavírus. Segundo o The Guardian, o medicamento - testado por enquanto em animais - pode ajudar a ativar o sistema imunológico inato a partir da interação com as células da cavidade nasal. Além disso, o spray minimizaria a duração e a gravidade dos sintomas da covid-19, além de reduzir a transmissão.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa internacional envolvendo brasileiros pode ser esperança para tratamento contra o coronavírus
“Ele atua como um escudo de defesa, que é de amplo espectro e inespecífico”, disse Roberto Solari, professor do grupo de pesquisa de doenças das vias respiratórias do Imperial College London e consultor da empresa australiana de biotecnologia Ena Respiratory.
+ Como diferenciar uma gripe normal da provocada pelo coronavírus?
Os resultados dos estudos que mencionam o spray ainda são preliminares e não foram revisados. Neste primeiro momento, a equipe responsável pela pesquisa, que inclui cientistas da Public Health England, diz ter administrado a droga chamada INNA-051 no nariz de três grupos de furões, em várias doses, enquanto um quarto grupo recebeu um placebo. No dia seguinte à segunda dose, a equipe expôs os furões ao vírus que causa Covid-19 e os animais foram monitorados por 12 dias por meio de amostras nasais e da garganta.
De acordo com a empresa australiana, o spray reduziu a replicação viral em até 96%, e poderia ser usada como terapia preventiva, combinada à vacinação. O resultado foi publicado nesta segunda-feira (28) no site de pesquisa de pré-publicação biomédica, bioRxiv. A empresa pretende estar preparada para testar o medicamento em humanos em menos de quatro meses.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/09/spray-nasal-pode-ajudar-reduzir-transmissao-do-novo-coronavirus.html