Mesmo em tempos de pandemia, os especialistas orientam que as mães a mantenham a amamentação. Agora, um estudo chinês, publicado no site acadêmico Biorxiv, veio para reforçar essa recomendação, ao mostrar que o aleitamento pode ser benéfico para proteger os bebês contra o novo coronavírus. Pesquisadores, da Universidade de Tecnologia Química de Pequim, apontaram que o leite materno evita que o patógeno infecte e se replique nas células. Para o estudo, a equipe expôs as células do pulmão e do intestino ao SARS-CoV-2.
Os pesquisadores afirmam que os resultados reforçam a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que mães com suspeita ou confirmação de covid-19 sejam incentivadas a continuar amamentando.
Segundo informações do Daily Mail, em um estudo anterior, a mesma equipe de pesquisa descobriu que o leite materno evitou a infecção por coronavírus em células renais de animais. Eles apontaram que a proteína do soro do leite, que tem propriedades anti-inflamatórias, foi responsável por inativar o vírus. No entanto, o soro de leite dos animais suprimiu as cepas virais em aproximadamente 70% em comparação com os quase 100% do soro de leite humano.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2020/09/leite-materno-pode-proteger-contra-coronavirus-aponta-estudo.html