Friday, September 18, 2020

Menino testa positivo para covid-19, vai para a escola mesmo assim e deixa 30 pessoas em quarentena

Fachada da Attleboro High School, em Massachusetts, nos Estados Unidos (Foto: (Reprodução/ Facebook Attleboro High School))

 

Dias antes de reabrir as portas, seis alunos da escola Attleboro High School, em Massachusetts (Estados Unidos), testaram positivo para o novo coronavírus. Mas, na última segunda-feira (14), quando as aulas presenciais voltaram, apenas cinco deles ficaram em casa. Mesmo diagnosticado com covid-19, o sexto aluno foi ao colégio e teve contato com outros estudantes. Agora, cerca de 30 pessoas ficarão em quarentena por 15 dias, por precaução.

O diretor da escola, Bill Runey, afirmou que a família não comunicou o colégio de que o menino estava com a doença. O caso só foi descoberto no dia seguinte, depois de um boato que surgiu na cidade. “Rumores começaram a circular, então alguém contatou o departamento de saúde aqui em Attleboro, fez algumas verificações e descobriu que era verdade, que ele tinha testado positivo”, explicou em entrevista à rede de televisão NBC.

A suspeita é de que a família do adolescente já sabia que ele estava com a doença desde o dia 11 de setembro. Mesmo assim, só três dias depois do resultado positivo, os pais incentivaram que ele fosse à escola. Por enquanto, a Attleboro High School está fazendo um rodízio entre os alunos. Um grupo frequenta as aulas às segundas e quintas-feiras, enquanto o outro vai à escola apenas às terças e sextas.

O prefeito da cidade, Paul Heroux, garantiu que as escolas estão seguindo todos os protocolos de segurança (Foto: (Reprodução/WAJR))

 

Em uma publicação no Facebook, o prefeito da cidade de Attleboro, Paul Heroux, lamentou o ocorrido e pediu às famílias que, ao menor sinal de suspeita da doença, não mandem as crianças para a escola. "É imperativo que os pais mantenham seus filhos em casa, se eles testarem positivo para covid-19. Se os resultados do teste estiverem pendentes, as crianças também devem ser mantidas em casa", disse. 

Segundo o prefeito, o incidente não aconteceu por falta de protocolos de segurança, mas, sim, por um descuido da família. Ele afirmou que o distrito está fazendo pré-triagens e rastreando pessoas que tiveram contato com outros contaminados. "O departamento escolar tem tomado grandes precauções para se certificar de que nossos 6.000 alunos estarão seguros sob todas as circunstâncias. Mas não há como garantir que todos os alunos da escola sejam covid-19 negativos. Em outras palavras, é altamente provável que alguns alunos sejam assintomáticos e nem mesmo saibam que têm a doença", disse. 

 

 

 

 

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2020/09/menino-testa-positivo-para-covid-19-vai-para-escola-mesmo-assim-e-deixa-30-pessoas-em-quarentena.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...