Wednesday, September 23, 2020

Vídeo de bebê jogado em piscina sem boia em piscina viraliza

Bebê boia sozinho em piscina, e vídeo viraliza (Foto: Reprodução/Instagram/Pensil Berkata)

 

Um vídeo que mostra um bebê sendo deixado sozinho na água por uma instrutora de natação, e boiando sem ajuda, viralizou nas redes sociais nesta semana. As imagens, que não citam onde o caso ocorreu, tiveram mais de 30 mil visualizações até esta quarta-feira (23).

 

O vídeo, que tem 15 segundos, mostra o menino sentado na borda da piscina, de costas para a água, amparado pela instrutora. Em seguida, ela empurra o corpo do menino para trás e ele cai sozinho na água. O menino cai de ponta cabeça e rapidamente se vira, e consegue boiar de barriga para cima. (veja imagens no fim desta matéria)

Em junho deste ano, um vídeo semelhante também ganhou repercussão – e foi bastante criticado – na web. Uma professora norte-americana joga um bebê em uma piscina, sem boia, e o observa, segundo depois, boiando sozinho, sem necessitar de ajuda.

Mas será que esse método é seguro?

+ Afogamentos: como proteger o seu filho

As manobras mostradas nos vídeos fazem parte de programas de treinamento de bebês para sobreviver a incidentes de afogamento. Ainda assim, a Academia Americana de Pediatria (AAP) diz não ter dados que comprovem a eficácia desses programas. Alguns especialistas argumentaram ainda que essa técnica pode ser prejudicial, com um relatório do Reino Unido de 2017 apontando que o método poderia ser "traumático".

No caso do vídeo registrado em junho, feito em uma aula de sobrevivência infantil na Little Fins Swim School, a co-proprietária garante que o método é seguro. "Toda a premissa por trás do que fazemos é segurança", disse Lauri Armstrong, à época. "Ensinamos crianças de oito meses a avaliar sua situação e encontrar uma estratégia de saída na água. Eu sei que parece loucura. Mas cada instrutor recebe meses de treinamento antes de mergulhar um bebê na água", disse.

A rede de instrutores Infant Swimming Resource, que também ensina habilidades de sobrevivência aquática aos bebês, disse que o método prepara os pequenos para se virarem de barriga para baixo na água, mas o diretor executivo do programa, Ashleigh Bullivant, diz que sua técnica não tolera jogar uma criança na água.

Vídeo começa com bebê sentado na borda da piscina, de costas para a água (Foto: Reprodução/Instagram/Pensil Berkata)

 

Instrutora empurra corpo de bebê para a piscina (Foto: Reprodução/Instagram/Pensil Berkata)

 

Bebê cai na água de cabeça para baixo (Foto: Reprodução/Instagram/Pensil Berkata)

 

Sozinho, bebê se vira rapidamente e consegue ficar de barriga para cima (Foto: Reprodução/Instagram/Pensil Berkata)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2020/09/video-de-bebe-jogado-em-piscina-sem-boia-em-piscina-viraliza.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...