Friday, April 3, 2020

São Paulo lança aplicativo de ensino com acesso gratuito à internet para estudantes da rede estadual

Aluno estudando em casa (Foto: Secretaria da Educação do Município de São Paulo)

 

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta (3) um aplicativo em que os 3,5 milhões de alunos da rede de ensino estadual poderão acompanhar aulas ao vivo e interagir com os professores através de um chat em tempo real. A plataforma chamada de Centro de Mídias SP poderá ser acessada gratuitamente e o consumo de dados de internet não será descontado do usuário e sim da verba da Secretaria Estadual de Educação de SP. Não será necessário wi-fi para entrar no aplicativo, apenas o acesso a redes móveis será suficiente.

Além disso, a Tv Cultura, a partir desta segunda (6) transmitirá aulas com professores de referência de várias disciplinas, incluindo língua portuguesa, matemática e filosofia. “Haverá aulas gravada no aplicativo, mas a preferência é por conteúdo em tempo real”, afirmou Rossieli Soares, secretário da Educação do Estado de São Paulo. “Nosso objetivo é 10 horas de programação diária ao vivo com conteúdo acadêmico. Será possível também fazer o download de materiais para auxiliar no aprendizado”.

Para os alunos da rede estadual, até o dia 20 de abril, quando termina oficialmente o recesso das escolas, as atividades da plataforma não contarão como hora aula. “Até o dia 20 termos um período de teste em que daremos a oportunidade dos alunos que querem estudar continuarem aprendendo”, afirmou Soares. “Depois dessa data, teremos uma nova dinâmica com conteúdos distribuídos por horário e de acordo com série e disciplina”.

Já na rede municipal de ensino de São Paulo, o fim do recesso está previsto para o dia 9 de abril e os alunos devem retomar as atividades, de forma não presencial, a partir de segunda. De acordo com o prefeito da capital, Bruno Covas, todos os estudantes da escola municipal receberão pelo correio um caderno de atividades, elaborado pelos professores da rede até essa data. “Teremos um caderno específico para as crianças que estão nas creches, outro para quem estuda em EMEI, um caderno diferente para cada ano do ensino fundamental, e um caderno para o aluno do ensino médio”, explicou o prefeito.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/04/sao-paulo-lanca-aplicativo-de-ensino-com-acesso-gratuito-internet-para-estudantes-da-rede-estadual.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...