Friday, April 17, 2020

Mensagem que fala sobre retorno das aulas em três meses é #fakenews

Aulas foram suspensas, mas mães não conseguem fazer home office (Foto: Pexels)

 

A cada dia, desde que a pandemia do coronavírus teve início, circulam novas notícias sobre o impacto da quaretena em diferentes áreas: saúde, educação, economia... São informações que impactam diretamente a vida das pessoas, no entanto, muitas delas não são verdadeiras, são as chamadas fake news. Um exemplo, é uma mensagem que está sendo compartilhada, principalmente em grupos de WhastApp. Ela fala sobre uma suposta coletiva atribuída a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:

Mensagem que circula nas redes sociais é fake news (Foto: Reprodução/WhatsApp)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CRESCER entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que foi categórica: "As informações divulgadas são fake news". "Desde a chegada do coronavírus no Brasil, tenho notado a crescente disseminação de fake news (notícias falsas) nas redes sociais. E, infelizmente, os assuntos relacionados à educação não têm escapado dessa prática inadequada. Não se esqueça: o melhor meio para se atualizar é o site da @SeducSP", orientou o secretário Rossieli Soares da Silva.

 

 

+ Menina de 9 anos cria canal no Youtube para ler livros para outras crianças durante a quarentena

Pelas redes sociais, ele ainda esclareceu cada um dos itens:

"1 - As aulas estão suspensas até o dia 21/abril, quando terminam as férias, mas a data de retorno vai depender das orientações da Secretaria de Saúde. Resolução Seduc 28/2020.

2 - O calendário escolar será redefinido para cumprir a legislação, conforme a Deliberação 177/2020, do Conselho Estadual de Educação. Estamos todos trabalhando para evitar qualquer prejuízo ao aprendizado dos alunos.

3 - O novo calendário escolar trará informações sobre as avaliações bimestrais e demais atividades escolares.

4 - Não existe resolução sobre multar as escolas particulares que mantiverem as aulas. Também não há nenhuma excepcionalidade para escolas de tempo integral, escolas estaduais com ensino técnico ou escolas militares.

5 - A Seduc-SP está desenvolvendo um aplicativo de celular próprio para disponibilizar atividades para estudo em casa, a fim de complementar os roteiros já criados pelos professores. Este aplicativo permite o uso sem que o aluno ou professor "gaste" seu pacote pessoal de internet.

6 - Alunos em situação de vulnerabilidade vão receber suporte alimentar pelo programa Merenda em Casa. A assistência, de R$55,00 para cada estudante, será entregue a partir de abril e deve ser suspensa quando as aulas voltarem ao normal.

7 - Não há corte no salário dos servidores de SP. Aliás, conforme anunciado, o pagamento das férias de julho que foram antecipadas será realizado em abril."

 

 

O post do secretário foi feito no final de março. Desde então, o suporte alimentar já começou a ser distribuído. Em relação a testes e avaliações, a assessoria disse que ainda não há decisão sobre o assunto. E o app já foi desenvolvido e lançado pelo governo.

SOBRE AS AULAS ONLINE

O Centro de Mídias da Educação de SP (CMSP) lançou no dia 3 de abril uma plataforma que vai permitir que os estudantes da rede estadual tenham acesso a aulas ao vivo, videoaulas e outros conteúdos pedagógicos, mesmo durante o período do isolamento social. Segundo o Governo do Estado, a partir da próxima semana, também estará disponível um segundo aplicativo para download, o CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais, com conteúdo exclusivo para essas etapas de ensino. O aplicativo do Centro de Mídias SP já está disponível para os sistemas Android e IOS. Para ter acesso, estudantes e professores da rede estadual terão de fazer o login com os mesmos dados usados na Secretaria Escolar Digital (SED). 

+ Aulas online contam como dia letivo? Conselho Nacional de Educação prepara documentos para orientar escolas

O governo também entrou em acordo com a TV Cultura, que vai transmitir as aulas por meio os canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação. A Seduc vai patrocinar internet para que alunos e professores da rede tenham acesso aos conteúdos via celular, sem qualquer custo. Para isso, firmará contrato com cada uma das quatro maiores operadoras de telefonia. Assim, todos os estudantes da rede poderão acessar o aplicativo sem utilizar o pacote 4G do celular ou wi-fi. 

KITS AOS ALUNOS

O governador anunciou nesta quinta-feira (16), em coletiva, a entrega 3,5 milhões de kits com material impresso para o período de aulas em casa. Eles serão distruídos nas escolas a partir do dia 27, por meio de um escalonamento, e contêm apostilas de matemática e língua portuguesa, gibis da Turma da Mônica, livros paradidáticos e manual de orientações às famílias e do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). O objetivo é manter os estudantes motivados a estudar durante o isolamento social.

+ Pais devem continuar pagando mensalidades com aulas suspensas?

O material possui ainda informações aos pais e responsáveis sobre como estudar em casa no período de suspensão das aulas presenciais. O material organizado pela Secretaria de Estado de Educação será entregue para os 3,5 milhões de alunos matriculados na rede estadual de São Paulo. Além dos estudantes das escolas estaduais, alunos de mais de 470 redes municipais do Estado também serão contemplados com o manual de orientação aos pais.

Antes da entrega dos kits, no período de 22 a 24 de abril, os professores e todos os servidores das 5,1 mil escolas estaduais receberão formação com orientações sobre a forma de atuação durante o período de aulas suspensas.

Quer receber as notícias da CRESCER pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número (11 98808-7558) na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2020/04/mensagem-que-fala-sobre-retorno-das-aulas-em-tres-meses-e-fakenews.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!