Sunday, April 26, 2020

"Pouco é muito": um conto judaico de aquecer o coração

Pouco é Muito, de Ana Lasevicius e Ionit Zilberman, NÓS, R$40. A partir de 4 anos (Foto: Divulgação)

 

Em 2016, as autoras Ana Lasevicius e Ionit Zilberman, sob o carinho da editora Simone Paulino, lançaram um marcante pequeno livro chamado Pouco é muito. Ele abria em duas partes, a da esquerda, com texto, a da direita, com imagens. O formato era uma maneira de ter a experiência de leitura pela versão de um amoroso conto judaico.

Na história, um bebê ganha um cobertor azul de seu avô alfaiate. O objeto permanece com o menino e é tão resistente que se transforma em um casaco, um colete, uma gravata, um lenço e... por aí vão sobrevivendo os companheiros inseparáveis.

Quase quatro anos depois, é hora de reimprimir a obra, e o projeto gráfico – na verdade, dois livros em um – o encarece. O que fazem autoras, designers e editora, então? Lançam nova publicação, formato tradicional com capa dura, em ritmo de livro ilustrado – ora lemos as palavras, ora lemos as imagens.

Em conversa com a ilustradora Ionit Zilberman, soubemos que um papo com a escritora foi um “clique” para todos. “Se ‘pouco é muito’, a gente pode ter uma versão ‘menos’. E acabou que ficou ‘muito’!”, diz a artista. “Foi a mesma lógica das ilustrações: os desenhos fluíram bem rápido. Eu precisava que eles fossem o mais simples, sinceros e precisos, no sentido de dizer muito com pouco”, diz a artista. Pois esse é o verdadeiro valor de certas coisas...

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2020/04/pouco-e-muito-um-conto-judaico-de-aquecer-o-coracao.html