Narcisistas são apaixonados por si mesmos. Em algum momento da História, relacionou-se tal característica aos filhos únicos, com a explicação de que eles não precisam dividir.
Um estudo publicado na revista científica Social Psychological and Personality Science acaba de comprovar que aqueles que têm irmãos são tão narcisistas quanto os filhos únicos. “Analisamos informações levando em consideração possíveis conflitos, e destacamos admiração e rivalidade como os dois pilares do narcisismo. Os resultados indicam que filhos únicos não são mais narcisistas quanto aqueles com irmãos”, explica o autor, Michael Dufner, da Universidade de Leipzig, na Alemanha.
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Para a psicóloga Mariana Bonsaver, da Maternidade Pro Matre Paulista (SP), o estereótipo do filho único narcisista não existe, já que se trata de uma característica da personalidade e da criação. “Em uma casa com muitos filhos, a luta pela atenção pode tornar a criança narcisista quando ela já tem propensão”, diz. Muitos pais promovem o narcisismo nos filhos sem perceber. É o caso dos que compartilham momentos da criança nas redes sociais como grandes eventos, por exemplo. Com o passar dos anos, é esperado que a criança entenda a dinâmica e aprenda a se frustrar, quando a sua vontade não pode ser atendida.
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/04/quem-tem-irmaos-e-tao-narcisista-quanto-filho-unico.html