Monday, April 20, 2020

Sucesso mundial, série infantil 'Bluey' chega ao Disney Junior

Integrantes de uma família de blue heelers são os carismáticos protagonistas de 'Bluey' (Foto: Divulgação )

 

 

Brincadeira, diversão, imaginação e família reunida são os principais ingredientes de 'Bluey', série de animação voltada para os pequenos menores de 6 anos, que estreia nesta segunda (20), às 18h30 no Disney Junior. Vencedora do International Emmy® Kids Awards, na categoria Crianças em Idade Pré-escolar, o desenho foi criado por uma equipe de australianos da Ludo Produtora e tem feito sucesso ao redor do mundo, em países como Estados Unidos e Portugal.

Em entrevista à Crescer, o roteirista, diretor e produtor Daley Pearson, e o produtor Charlie Aspinwall, ambos fundadores da Ludo, dão detalhes dos bastidores do projeto e revelam por que seu filho deveria das uma chance para a irreverente 'Bluey'. Confira:

De onde surgiu a ideia de Bluey? O que te inspirou?

Daley: A ideia de Bluey veio do Joe Brumm e foi inspirada em sua experiência pessoal na criação de duas filhas. Joe estava procurando criar algo com apelo tanto para os pais quanto para as crianças. Uma série que exaltasse a importância de brincar e refletisse a vida familiar moderna.

Por que vocês escolheram uma família de ‘blue heelers’ como os personagens principais? Você possuiu um cão da raça?

Daley: O criador de Bluey, Joe, cresceu com um Blue Heeler chamado Bandit. E na Austrália, chamamos os Blue Heelers carinhosamente de 'Bluey'. Acredito que as pessoas que não cresceram na Austrália talvez não saibam que o Blue Heeler é para os australianos um símbolo como a águia é para os americanos. O Blue Heeler representa o melhor dos australianos: leais, amorosos, trabalhadores e brincalhões. São simplesmente os melhores amigos que uma pessoa poderia ter neste mundo. Eles também são ótimos com crianças e famílias e gostam de correr ao ar livre

Cães da raça blue heeler (Foto: Reprodução Instagram @red.and.the.blue.duo)

 

Por que foi tão importante para vocês reforçar as interações cara a cara entre os pais e as crianças?

Charlie: Bluey é sobre a fase pré-escolar da vida de uma criança. É uma fase cheia de diversão, crucial para o desenvolvimento social e emocional. E esse período é caracterizado pela brincadeira não-dirigida e não estruturada. Não se trata de ensinar as crianças a brincar, aperfeiçoar a brincadeira ou até incentivar a diversão. Bluey é apenas uma celebração da brincadeira.

Quais as principais lições de Bluey para as crianças?

Daley: Ninguém acredita em nós quando dizemos isso, mas Bluey nunca foi criado como um programa ‘educativo’. Por ser muito autoral, acaba havendo um ou outro ensinamento nos episódios, mas nunca foi a intenção. Tentamos fazer um programa para adultos e crianças assistirem juntos, rirem e amarem - todas os outros aspectos são consequência disso.

O que mais te dá orgulho na animação?

Daley: Temos orgulho do Joe e de toda nossa gangue de artistas da Ludo. Eles criaram um belo programa celebrando duas coisas importantíssimas: imaginação e brincadeira. Bluey criou uma conexão especial com os australianos e com pessoas de outros lugares do mundo. É um verdadeiro privilégio criar uma animação em Brisbane com nossos amigos e fortalecer a indústria na região. Passamos os últimos anos colocando os primeiros tijolos nesse projeto e estamos animados para ver o que virá a seguir.

Família reunida é sinônimo de diversão em 'Bluey' (Foto: Divulgação )

 

Você esperava que o Bluey fizesse sucesso no mundo todo?

Daley: Para ser sincero, ficamos impressionados com a reação do público onde a série foi ao ar. Os temas de brincadeira, vida familiar e amigos são universais e fortes, então acabam bem recebidos por diferentes culturas. Além disso, ficamos surpresos com a recepção positiva da comédia nos episódios e da cultura australiana. Nos EUA, a Disney optou por manter o sotaque original, o que deu muito certo e nos ajudou a espalhar um pouco de nossa cultura pelo mundo.

Assista à apresentação do desenho na versão original:



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Filmes-e-TV/noticia/2020/04/sucesso-mundial-serie-infantil-bluey-chega-no-disney-junior.html