O agente causador do novo coronavírus é capaz de sobreviver por horas e até dias em diferentes superfícies - 72 horas em superfícies de plástico e aço, e até 3 horas no ar, de acordo com estudo norte-americano. Por isso, além de higienizar corretamente as mãos, algumas áreas dentro de casa devem ser desinfetadas com frequência no combate à Covid-19.
Itens de uso pessoal, como celulares, ou qualquer produto que entre em contato com o rosto, como pinceis de maquiagem, por exemplo, merecem atenção especial. Entre os ambientes, destaque para a cozinha e o banheiro. Veja abaixo as dicas do microbiologista Rodney E. Rohde, da Universidade do Texas, em entrevista à apresentadora de TV norte-americana Martha Stewart.
Para a limpeza, água e sabão, álcool e uma solução com água sanitária são eficientes contra a Covid-19.
Veja 5 lugares da sua casa para intensificar a limpeza:
Devido ao contato com alimentos não lavados e não cozidos, a cozinha é um importante foco potencial de contágio. Por isso, vale desinfetar com frequência tábuas de corte, cafeteiras, fogões, geladeiras, bancadas e pia.
Apesar de já ser um ambiente limpo com mais frequência, o banheiro merece sempre.
Maçanetas de portas, luzes, botões de eletrodomésticos e controles remotos também merecem uma limpeza mais intensa por serem superfícies de "alto toque".
Qualquer coisa que entre em contato com o rosto, principalmente os olhos, merece atenção. Por isso, higienize corretamente aplicadores de maquiagem, óculos e o local de armazenamento da lente de contato, por exemplo.
Celulares, tablets, escovas de cabelo e fones de ouvido são objetos que usamos diariamente, e frequentemente antes de lavar as mãos.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/coronavirus-5-lugares-da-sua-casa-que-devem-ser-desinfetados-com-frequencia.html