“Meu filho de 2 anos e meio se alimenta no almoço e no jantar, mas nunca aceita o lanche e passa a tarde toda sem comer. Tem problema?”
LORENA MAGALHÃES, VIA INSTAGRAM
Para fazer uma avaliação ideal sobre a alimentação de uma criança, precisamos investigar tudo o que ela come nas 24 horas do dia. Por exemplo: seu filho mama? Se sim, no seio materno ou na mamadeira? Quantas vezes? Ingere suco ou água de coco? Não faz um lanche, mas “belisca” algo? Como estão o crescimento e o desenvolvimento?
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
Muitas vezes, a família relata que a criança não faz determinada refeição, mas quando analisamos a rotina alimentar, notamos que ela ingere várias calorias ao longo do dia. Então, nesses casos, é necessário fazer apenas ajustes na forma como os alimentos são oferecidos.
Por volta dos 6 meses, o interesse pelo ambiente - brincadeiras, eletrônicos... – passa a ser maior do que por um prato de comida. Além disso, é preciso lembrar que, a partir de 1 ano, ocorre uma desaceleração do ritmo de crescimento e ganho de peso, podendo levar a uma diminuição do apetite. É comum os pais ficarem desesperados e, na tentativa de fazer a criança comer, oferecerem snacks nos intervalos das refeições.
Um simples biscoito fora de hora pode ser o suficiente para que uma criança de 2 anos recuse a próxima refeição. Sentir fome para se alimentar é importante e necessário, inclusive para os pequenos. Porém, mesmo nessa fase, não é comum que a criança apenas almoce e jante.
Minha dica é analisar essas questões com o pediatra e com o nutricionista do seu filho. Eles farão uma avaliação clínica e descartarão todas as possibilidades de interferências. E mais: leve o seu filho para a cozinha e peça a ajuda dele para preparar algo. Explique como é bom comer bem e, sobretudo, seja um exemplo, sempre.
ANDREIA FRIQUES É NUTRICIONISTA MATERNO-INFANTIL, MESTRE EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL (ABRANMI) E MÃE DE MIGUEL, 11, E DAVI, 7. É AUTORA DE NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL. MANDE SUA DÚVIDA PARA CRESCER@EDGLOBO.COM.BR OU PELAS NOSSAS REDES SOCIAIS
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Andreia-Friques-Nutricao/noticia/2020/04/meu-filho-almoca-e-janta-mas-nao-aceita-lanches-tem-problema.html