Em meio à pandemia do coronavírus, muitas informações falsas são disseminadas sobre a Covid-19. Para conter a desinformação, o Facebook anunciou uma nova função. A rede social mostrará mensagens no Feed de Notícias para pessoas que curtiram, reagiram ou comentaram posts com informações falsas nocivas sobre a doença. "Essas mensagens conectarão as pessoas aos mitos sobre a Covid-19 desmascarados pela OMS [Organização Mundial da Saúde] que removemos de nossa plataforma pelo risco de causarem danos físicos iminentes. Queremos permitir que as pessoas que interagiram com esses conteúdos saibam a verdade de uma fonte autorizada e estejam avisadas caso vejam ou escutem essas alegações novamente fora do Facebook", afirma o Facebook em seu site de notícias. As pessoas começarão a ver essas mensagens nas próximas semanas.
Segundo a assessoria da rede social, a ação também valerá para os usuários brasileiros. A companhia já vem anunciando medidas para conter a desinformação. Em relação aos conteúdos classificados como duvidosos, a rede social já reduz a sua distribuição e exibe marcações com mais contexto nestas postagens. "Com base em uma verificação de fatos, podemos iniciar métodos de detecção para identificar conteúdos similares. Por exemplo, durante março, exibimos avisos sobre cerca de 40 milhões de postagens no Facebook, com base em cerca de 4 mil conteúdos checados por nossos parceiros independentes de verificação de fatos. Quando as pessoas veem essas marcações de aviso, em cerca de 95% das vezes, elas não vão conferir o conteúdo original", diz
Os impactos do coronavírus vêm levantando muitas dúvidas dos leitores. Por isso, CRESCER tem feito uma cobertura completa da Covid-19, com o objetivo de trazer aos pais informações confiáveis. Para ter acesso, se inscreva na nossa newsletter.
Além disso, a plataforma também pode remover os conteúdos, caso eles levem a danos físicos no mundo real. Entre os exemplos de informações, que foram excluídas, estão: alegações de que beber água sanitária cura o vírus e teorias como a de que o distanciamento social não funciona para prevenir a disseminação do vírus.
Recentemente, o Facebook também adicionou em suas páginas, uma seção para que as pessoas acompanhem as últimas notícias sobre o coronavírus por meio de instituições confiáveis. "À medida que essa pandemia evolui, continuaremos focando em maneiras mais eficazes de manter as informações falsas e fraudes nocivas sobre COVID-19 fora de nossos aplicativos e em garantir que as pessoas tenham informações de credibilidade de especialistas em saúde para que se mantenham seguras e informadas".
Quer receber as notícias da CRESCER pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número (11 98808-7558) na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/facebook-informara-pessoas-que-interagirem-com-fake-news-sobre-o-coronavirus.html