O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA confirmou, nesta semana, os dois primeiros casos de gatos confirmados com coronavírus no país. Após a descoberta, a recomendação de distanciamento social foi ampliada para cães e gatos.
Até o momento, a doença foi detectada em poucos animais pelo mundo. A maioria deles teve contato próximo com uma pessoa com Covid-19, segundo a agência.
Não há evidências de que os animais de estimação tenham um papel importante na disseminação do vírus nos Estados Unidos, portanto não há justificativa para tomar medidas que possam comprometer o bem-estar dos animais. Ainda assim, a agência recomenda que os animais não interajam com pessoas ou outros animais fora de casa.
Os gatos devem ser mantidos dentro de casa. Já os cães, deverão ficar a pelo menos 6 pés de outras pessoas e animais quando forem levados para passear, e sempre na coleira. Também devem ser evitados parques ou locais com grande número de pessoas e animais.
Segundo eles, se você está doente com COVID-19 (suspeito ou confirmado por um teste), é indicado evitar o contato com seus animais de estimação e outros animais, como faria com outras pessoas.
Sintomas em cães e gatos
Em entrevista à Fox, o veterinário Ric Berlinski explica que animais com Covid-19 podem apresentar sonolência, cansaço e falta de apetite. Em caso de febre, ela pode ser sentida nas orelhas do animal.
Berlinski também conta que é possível testar os animais em caso de suspeita, e diz que os testes em pets não são os mesmos feitos em humanos. O teste de rotina, porém, não é recomendado, segundo a agência dos EUA.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/coronavirus-agencia-de-saude-dos-eua-recomenda-distanciamento-social-para-caes-e-gatos.html