Recentemente, após um pesadelo, Theo, 3, começou a ter medo de monstros e não queria mais dormir sozinho em seu quarto. A solução encontrada pela mãe, a fisioterapeuta Tatiana Venturini, 39, foi bastante lúdica: um “spray contra monstros”. “Aproveitei o ‘gancho’ e disse para ele que os monstros gostam de cheiro ruim, então, ele tinha de tomar banho todos os dias.
Depois, juntos, colocamos água e umas folhinhas dentro de um frasco com borrifador, além de adesivos para identificar a poção contra monstros”, conta a mãe. O spray fica ao lado da cama do menino, por “precaução”. Deu certo! Além de muita conversa para legitimar o sentimento do seu filho, encontrem juntos maneiras de ajudá-lo a enfrentar seus temores – de preferência, sozinho.
“Se necessário, um dos pais pode ficar no quarto até ele adormecer. Deixar um abajur ou a luz do corredor acesa também funciona, assim como incentivá-lo a dormir com um objeto de transição (boneco ou bicho de pelúcia que representam a figura dos pais e, por isso, dão segurança). Mas é melhor não levá-lo à cama do casal logo de cara, pois ele precisa sentir que é capaz de enfrentar a situação”, afirma a neuropediatra Karina, da Neurokinder (SP).
+ Fórum Crescer: compartilhe suas experiências e dúvidas com outros pais e mães
+ Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.
+ Você já curtiu Crescer no Facebook?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/04/seu-filho-tem-medo-de-monstros-e-fantasmas-veja-solucoes.html