O leite materno pode ser um grande aliado na luta contra o coronavírus. Pelo menos é isso em que acredita a imunologista Rebecca Powell da Escola de Medicina Icahn, de Nova Iorque, que pretende descobrir se existem anticorpos úteis contra o coronavírus no líquido produzido pelas mães.
"Vou testar esses anticorpos para verificar se eles protegem os bebês que estão sendo amamentados e se podem ser utilizados como tratamento para as formas graves de Covid-19", explicou Rebecca em um post na rede social Reddit, em que divulgou a pesquisa.
O leite materno é cheio de proteínas que fortalecem o sistema imunológico e possui também anticorpos, que passam da mãe para o bebê, aumentando a resposta imune do pequeno contra diversas doenças.
Depois de pedir doações desse líquido tão precioso, Rachel afirma ter recebido centenas de resposta de estadunidenses que estão amamentando e testaram positivo para Covid-19.
A imunologista planeja isolar os anticorpos e outras proteínas nas amostras doadas para testar a classe de anticorpos presentes, quão resistentes são à degradação e se têm o potencial de fornecer proteção contra o coronavírus. Pesquisas semelhantes foram realizadas em anticorpos encontrados no plasma convalescente, presente no sangue, com resultados promissores.
A pesquisa deve começar ainda este mês e não há previsão de divulgação de resultados.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2020/04/pesquisa-em-busca-de-tratamento-para-covid-19-investiga-anticorpos-no-leite-materno.html