Cinco vacinas contra o Covid-19 estão em fase de testes clínicos, de acordo com relatório publicado pela Nature, um dos jornais científicos mais conceituados do globo. O artigo, publicado na última quinta (9), aponta a existência de 115 potenciais vacinas contra o novo vírus sendo estudadas por times de diferentes nacionalidades.
Entre as cinco vacinas com o processo de criação mais adiantado, duas são dos Estados Unidos, dos laboratórios Moderna e Inovio, e três da China, uma do laboratório Cansino e duas Do Instituto Médico de Shenzen.
Além delas, 78 já apresentaram resultados promissores nas primeiras etapas de ensaio. Dessas, 56 (72%) estão sendo desenvolvidas por empresas privadas e 22 (28%) por entidades públicas. Boa parte das instituições pesquisando as vacinas contra o Covid-19 está na América do Norte (46%), seguida por China (18%), Ásia – excluindo a China – e Austrália (18%) e Europa (18%).
De acordo com o Instituto Butantã, a pesquisa de uma vacina é dividida em três etapas. Na primeira, as propostas de vacina são identificadas, na segunda são realizados testes in vitro e na terceira são realizados os ensaios clínicos, a fase mais longa e cara do processo. Neles, são verificadas a segurança do uso em humanos e a eficiência da vacina.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2020/04/cinco-vacinas-contra-o-covid-19-estao-em-fase-de-testes-clinicos.html