Estar em casa com um bebê nem sempre é fácil, mas se exercitando você pode tornar sua rotina mais leve. É isso mesmo! Durante a atividade física o corpo libera endorfinas que combatem o stress, fortalecem o coração e promovem sensação de bem-estar. Além disso, manter-se ativa é uma vantagem que pode ajudar muito no dia a dia, de acordo com a educadora física Lira Bueno, da plataforma Exercício em Casa.
“Durante a gestação, o corpo sofre mudanças fisiológicas e posturais e o exercício ajuda a recuperar essas funções”, explica Lira. “Ele produz também a força e a capacidade aeróbica necessárias para os cuidados com o bebê”. Antes de embarcar na rotina de treinos, porém, é essencial a liberação do médico, explica Lira. “Só ele conhece o organismo e especificidades de cada paciente. Já os bebês, geralmente, podem participar dos exercícios mais simples com as mães a partir dos quatro meses e a complexidade vai evoluindo conforme eles conseguirem sentar ou ficar de pé sozinhos”.
Além dos cuidados com a segurança do bebê, não se deve esquecer da própria saúde. “É essencial que o nível de condicionamento de cada um seja respeitado para não haja risco de se machucar fazendo um esforço maior do que o corpo pode aguentar no momento. Vá no seu ritmo, testando até onde pode chegar aos poucos, para que a experiência seja a melhor possível”, diz Lira.
Quando todas as precauções são tomadas, exercitar-se com o bebê é uma delícia e ajuda até a fortalecer o vínculo entre vocês dois. Em uma série de vídeos exclusivos para a Crescer, a educadora física Lira Bueno demonstra com o filho Davi, 1 ano e 7 meses, cinco exercícios que você pode fazer com o pequeno sem precisar sair de casa. Confira:
Elevação com o bebê sentado no quadril
Agachamento
Afastamento
Prancha
Agachamento com elevação
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Familia/Rotina/noticia/2020/04/5-exercicios-para-fazer-com-o-bebe-em-casa.html