Friday, April 24, 2020

Mãe relata como foi dar à luz em meio à pandemia do coronavírus, no MA

grávida (Foto: Pexels)

 

Quando deu à luz ao seu terceiro filho, a maranhense *Rafaela não imaginava que o cenário seria tão diferente, em comparação a quando teve seus dois primeiros bebês. O pequeno *Vitor veio ao mundo em meio à pandemia do coronavírus. Em entrevista exclusiva à CRESCER, a mãe relata como foi a reta final da gestação. Rafaela precisou usar máscara já quando chegou à maternidade e no pré-parto. Além disso, por medidas de segurança do hospital, ela não teve acompanhante durante o parto. Confira seu depoimento. 

"Minha gestação foi bem tranquila. Fazia acompanhamento médico uma vez por mês e, felizmente, não tive muitos enjoos. Consegui trabalhar até o oitavo mês. Neste momento, começou a ficar um pouco mais tenso, minha última consulta de pré-natal foi cancelada e os médicos me orientaram a só voltar ao hospital, se sentisse dor. 

Logo, comecei a sentir as contrações. Foi quando meu irmão me levou à maternidade. No entanto, ele já foi orientado que, por medidas de segurança do hospital, não poderia ficar comigo. O clima no hospital estava muito diferente, em relação aos meus outros partos. Eu só poderia ter acompanhante, que seria minha mãe, quando estivesse na enfermaria. Como era o meu terceiro filho, eu não estava tão preocupada em não ter um acompanhante, o mais importante mesmo é prevenir e diminuir o contato. 

Também não era permitido entrar com a bolsa de maternidade. Mas, isso já fazia parte da política do hospital, antes do coronavírus. Todos os itens do bebê deveriam estar em uma sacola. O que eu senti mais de diferente é que na sala do pré-parto, já tive que usar máscara, só durante o parto, que não precisou. Além disso, na triagem me perguntaram se eu tinha tido sintomas de gripe e se tinha viajado. No hospital também, havia muito álcool em gel. 

No outro dia, eu passei por uma cesárea e meu filho nasceu. Não tive acompanhante durante o parto, mas assim que fui para a enfermaria minha mãe pôde entrar. Para evitar a contaminação, o hospital também suspendeu as visitas. Na outra semana, tivemos alta e eu gostaria de agradecer a toda equipe médica, desde a recepção, enfermeiras e auxiliares de limpeza, que em meio à pandemia, não mediram esforços para nos atender. 

Agora, aqui em casa, sempre usamos máscara para proteger o bebê. Caso alguém saia, na volta já toma banho e passa álcool em gel. Nós não estamos recebendo visitas também, meus amigos e familiares ainda não conhecem o Vitor, apenas por vídeo. 

Nota da Secretaria de Saúde do Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça, que foram suspensas apenas as visitas ao alojamento conjunto. Desde que não apresente sintomas gripais ou tenha comorbidades, está liberada a presença de um acompanhante por paciente durante o parto.

MEDO DE ENGRAVIDAR 

Com o aumento do número de casos da Covid-19, muitas mulheres estão com medo de planejar sua gestação para esse momento. E esse sentimento é justificável, já que com o coronavírus, os hospitais se tornaram pontos focais de contaminação. Para Braulio Zorzella, obstetra e representante da ReHuNa, Rede pela Humanização do Parto e Nascimento, o ideal seria, se possível, esperar para engravidar, principalmente porque ainda não temos pesquisas e dados suficientes, que mostrem como o vírus se comporta nas gestantes. "Não sabemos como estarão os hospitais também, se irão ter vagas ou mesmo se os próprios obstetras terão que ser deslocados para atender pacientes com coronavírus", diz o médico. 

No entanto, para as mulheres que já estão grávidas, não há motivo para desespero. Elas estão no grupo de risco, de acordo com o Ministério da Saúde, mas como forma de precaução. Ele também recomenda que as gestantes não deixem de fazer os exames de pré-natal, devido ao medo de infecção. "No terceiro trimestre, é possível que se identifique alguns problemas, então as consultas devem continuar, mas procure postos de saúde ou consultórios que tenham uma movimentação mais restrita", afirma. 

**Os nomes foram trocados a pedido da entrevistada.

 

 

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Parto/noticia/2020/04/mae-relata-como-foi-dar-luz-em-meio-pandemia-do-coronavirus-no-ma.html