Muitos pais fazem questão de guardar os dentinhos de leite dos filhos. Pois, saiba que essa lembrança, no entanto, pode ser mais valiosa do que se imagina. Pesquisadores da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, argumentam que as marcações microscópicas nos dentes das crianças podem ser uma importante ferramenta para detectar traumas emocionais.
“À medida que os dentes do bebê se formam antes do nascimento, e durante os primeiros anos de vida, eles desenvolvem marcas microscópicas de crescimento na superfície do esmalte. Nos de leite, elas registram o desenvolvimento até os 2 anos, enquanto em alguns dentes permanentes, os registros chegam aos 16 anos. As experiências adversas na infância podem afetar esse processo de crescimento, deixando marcas de estresse que registram permanentemente o dia ou a semana específica em que o trauma ocorreu”, explica a psiquiatra Erin Dunn, uma das cientistas que lideram o trabalho.
Para o neuropediatra Marco Cesar Roque, da Maternidade Pro Matre Paulista (SP), a descoberta de mais um marcador biológico é interessante, mas ainda deve levar tempo para chegar ao alcance da população. Os pesquisadores também estão estudando biomarcadores em saliva, sangue e cabelo.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/04/traumas-emocionais-podem-estar-gravados-nos-dentes-de-leite.html