Friday, April 3, 2020

Coronavírus: pai veste smoking e faz jantar sofisticado para filhos em isolamento

Pai faz jantar sofisticado para os filhos (Foto: Reprodução: Tiwtter)

 

Durante o isolamento para conter a propagação do coronavírus, os pais estão tendo ideias criativas com o objetivo de entreter os filhos. Foi o que aconteceu com o repórter da BBC, Ben Moore, 42. Recentemente, ele postou um vídeo em sua conta no Twitter, em que ele prepara um jantar sofisticado para os filhos: Milo, 12, e Nancy, 5.

Na ocasião, Ben está vestido com um smoking e serve os pequenos, que aproveitam seu jantar à luz de vela. Ellie Moore, esposa de Ben, teve a ideia de organizar a noite especial, já que precisou  cancelar a festa de aniversário de Milo, devido ao surto de coronavírus. 

Segundo informações do site norte-americano Today, Ellie disse que queria fazer algo diferente para as crianças para tirar um pouco da monotonia do isolamento. Levar os castiçais e as taças para a mesa foi uma solução interessante.

No vídeo, Ben também é visto servindo leite ao filho em uma taça, como se fosse um garçom. De acordo com o pai, a ocasião foi ótima para tirar a roupa chique do armário. "Vi meu smoking no guarda-roupa e pensei: 'Não há chances de usá-lo agora, terei sorte se conseguir colocá-lo até o Natal'. Nancy se inspirou também e subiu as escadas, vestiu seu vestido vermelho e pintou as unhas", brincou. 

Para quem também quer fazer atividades diferentes com as crianças, a publicitária, Patrícia Marinho e a jornalista Patricia Camargo, do Tempojunt  dá algumas dicas. Confira:

1. Guarde todas as dicas de leituras, livros, jogos, brincadeiras, contação de histórias, museus virtuais. Não precisa fazer tudo de uma vez só. Lá na frente, as dicas vão deixar de se avolumar e você pode usar estes recursos. 

2. Desde já, procure promover brincadeiras cooperativas entre os irmãos. Quanto mais eles aprenderem a conviver juntos, fazendo atividades juntos, melhor para, daqui há umas semanas, eles brigarem menos. Evite brincadeiras muito competitivas.

3. Também vale pensar em brincadeiras que os irmãos façam sozinhos – cada um com seu talento – para depois reunirem numa brincadeira em família. Por exemplo, um monta uma cidade de blocos de montar. Outro personagens com massinha de modelar. E depois, em família, vocês criam uma história.

4. Adote já a atitude brincante para que o estresse não domine nas horas de tarefas da casa ou atividades que precisam ser feitas, como escovar os dentes ou tomar banho. Atitude Brincante é usar o bom humor da brincadeira para fazer as atividades. Como cantar para escovar os dentes. 

5. Se parecer muito duro ver que ainda faltam 21 quilômetros, olhe um quilômetro por vez. Mas procure ter disciplina para seguir a rotina. Haverá momentos em que parecerá em vão. Mas a rotina dia a dia é que vai ajudar a todos na família a seguirem. Construa suas brincadeiras e atividades com as crianças no máximo para 2 dias.

6. Não se preocupe com o conteúdo que seu filho está perdendo por falta de aulas. Todos estamos na mesma situação e as escolas sabem disso. Ninguém vai dar prova no primeiro dia da volta da quarentena. Em lugar de conteúdo, aproveite para praticar as habilidades do seu filho. Habilidades como trabalho em grupo, ter paciência, lidar com o ócio, ser criativo, raciocinar a partir da realidade do dia a dia, são todas habilidades fundamentais, que você pode fazer em casa, sem conteúdo escolar.

7. Lembre-se que as crianças são resilientes. Elas sabem se adapar e conseguirão, com nossa ajuda, se adaptar a uma nova rotina. Talvez não hoje, mas com o passar dos dias.
E se em algum momento der errado? Sem culpa! Vai fazer parte também. Como tudo na vida, estamos diante de uma situação nova, onde haverá erros. Mas os erros de hoje, em lugar de desanimar, devem servir como incentivo para o planejamento do dia seguinte.

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2020/04/coronavirus-pai-veste-smoking-e-faz-jantar-sofisticado-para-filhos-em-isolamento.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...