Um teste rápido de olfato para detectar a Covid-19 tem chamado atenção dos cientistas em um estudo piloto. Uma equipe de pesquisadores de algumas universidades dos Estados Unidos (University of California, San Diego e Southern Methodist University) descobriu um teste de olfato, com oito cheiros diferentes, que tem uma taxa de precisão de 75% para covid.
Para a pesquisa, foram analisadas 163 pessoas, acima de 18 anos. Cada participante recebeu um cartão com um único perfume e uma etiqueta para raspar e cheirar. Os voluntários escolheriam, então, uma das oito opções de fragrância (banana, mirtilo, floral, uva, limão, menta, incerto ou sem cheiro) e enviaram suas respostas eletronicamente.
Todos eles fizeram o teste PCR na sequência. Assim, entre as 16 pessoas com teste positivo para Covid-19, 12 delas, ou seja, 75%, falharam no teste de olfato.
“Neste estudo, demonstramos que um teste rápido de olfato psicofísico pode ser uma ferramenta de triagem viável para covid-19”, escreveram os autores. Vale lembrar que desde o início da pandemia, a perda de olfato e paladar é um dos principais sintomas em pessoas contaminadas pelo coronavírus.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/teste-rapido-para-covid-19-atraves-do-olfato-tem-75-de-precisao-segundo-estudo.html