Wednesday, July 7, 2021

Amamentação: o formato do bico do peito pode interferir?

https://ift.tt/3yzKuzs
mulher_seio (Foto: Shutterstock)

Responda rápido: você sabe qual o tipo do seu mamilo? Se ficou em dúvida, relaxe, a maioria das mulheres precisa conferir por baixo da blusa antes de responder à pergunta. E ainda assim não tem certeza da resposta, porque, até chegar a hora da amamentação, o detalhe passa despercebido. “A verdade é que cerca de 90% das mulheres possuem o mamilo normal, também chamado de protruso”, diz o pediatra Luciano Borges Santiago, presidente do departamento de aleitamento materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Esse tipo tem a forma ideal para amamentar, pois o bico fica em relevo em relação à aréola (círculo de coloração mais escura ao redor do mamilo) e enrijece durante a amamentação, facilitando a pega do bebê. Em algumas mães, ele é mais comprido, em outras, curto. Também pode ser estreito ou largo.

O restante das mulheres, no entanto, apresenta um mamilo plano ou invertido. No primeiro caso, como sugere o nome, ele não se sobressai da aréola. E o último encontra-se virado para dentro, como se fosse o umbigo. Existe ainda o pseudoinvertido, ou seja, parece invertido, mas se projeta para fora ao ser estimulado (com o toque ou o frio, por exemplo). Os tipos plano ou invertido podem apresentar alguma dificuldade para a mãe amamentar, já que o mamilo, ao tocar o céu da boca do bebê, facilita a sucção. “Mas ainda assim eles não são um limitador, desde que a criança aprenda a fazer a pega corretamente”, diz Santiago. Ela tem de aprender a abocanhar não apenas o bico, mas também boa parte da aréola. A boquinha deve estar bem aberta, com o lábio inferior voltado para fora e o queixo encostado na mãe. “Se o mamilo for invertido, de fato, vai dar mais trabalho ao bebê. Mas é importante desmistificar essa ideia de que existe um mamilo certo. Afinal, o recém-nascido não conhece nenhum deles”, explica a enfermeira obstetra Márcia Regina da Silva, do Hospital e Maternidade São Luiz, de São Paulo.

+ Teve problema para amamentar por conta da língua presa do bebê? Conte sua experiência no Fórum Crescer
+ Tem dúvidas sobre amamentação? Deixe sua pergunta no Fórum Crescer

Novo benefício da amamentação: maior capacidade em lidar com o estresse (Foto: Thinkstock)

 

Ainda está em dúvida sobre o seu tipo? Faça um teste simples: usando o dedo indicador e o polegar, crie um “C” com a mão e aperte a aréola. Se o mamilo se projetar para fora, é normal ou pseudo invertido. Se não acontecer nada, é plano. Caso se vir e para dentro, é invertido. Nesses dois últimos exemplos, seu obstetra pode sugerir, a partir do sextomês de gestação, o uso de algum acessório, como conchas preparatórias e corretores de mamilo, ou exercícios para facilitar que o bico do seio se forme. O mais conhecido deles é a manobra de Hoffman, que consiste em puxar simultaneamente a pele das aréolas com os polegares para os lados (um para o lado direito e o outro para o esquerdo) e depois para cima e para baixo várias vezes ao dia. Mas tudo isso se o seu médico julgar mesmo necessário nas consultas de pré-natal, pois as mudanças hormonais que acontecem durante os nove meses já preparamos mamilos para o aleitamento. “Eles ficam mais protuberantes, espessos e escuros para proteger os seios de fissuras”, explica Ana Garbulho, consultora de lactação do Grupo de Apoio à Maternidade Ativa (Gama), em São Paulo. Nas ilustrações abaixo, conheça mais sobre cada um dos tipos.

IDENTIFIQUE O SEU MAMILO
ilustração_mamilo_1 (Foto: Alan Leitão)

Normal ou protruso
Com bico proeminente, fica rígido quando estimulado. Se for muito largo, o bebê pode fazer a pega de maneira errada, sugando apenas o mamilo – o que pode causar fissuras. Caso isso aconteça, vale dar de mamar em mais de uma posição, para evitar que a criança toque a fissura toda vez, ou ordenhar o leite e oferecê-lo em um copinho.

 

ilustração_mamilo_2 (Foto: Alan Leitão)

Plano
Não é nem “para fora” nem “para dentro”. Se for o seu tipo, use conchas preparatórias para formar o bico desde a gestação. Ou, antes de amamentar, “pince” a aréola com os dedos. As duas coisas vão ajudar a formar um mamilo. Atenção: se a mama estiver muito cheia, ela parece plana. Ordenhe um pouco o leite que o mamilo “aparece”.

 

  •  
ilustração_mamilo_3 (Foto: Alan Leitão)

Invertido ou pseudoinvertido
Também chamado de umbilicado, é voltado para dentro. O bico pode ser “extraído” aos poucos com as mesmas técnicas usadas no caso dos planos. É o que gera mais obstáculos para amamentar, já que o leite não sai com facilidade. O pseudoinvertido tem a mesma aparência. Mas ao ser estimulado, fica proeminente e, assim, o bebê mama sem problemas.

 

+ Acompanha o conteúdo de Crescer? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Vida-de-gravida/noticia/2021/07/amamentacao-o-formato-do-bico-do-peito-influencia.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!