Ter um pet em casa é comum. No entanto, uma família acabou inovando e decidiu adotar um lagarto como animal de estimação. Rex pesa 18 kg e vive com quatro pessoas em uma casa de Hampshire, na Inglaterra. Segundo informações do Metro, o lagarto costuma passear com Leighton, 11, e Kailah, 7, e até gosta de tomar sol.
Para o dono, Rex Matt Reid, 38, ele parece mais com um cachorrinho do que com um réptil e até passeia de coleira. "Ele tem uma personalidade tão gentil e dócil, ele adora sua comida, adora se bronzear ao sol e adora seus banhos", disse Matt. O pet costuma andar pelo jardim da casa com bastante liberdade e não fica trancado. Quando sai, Rex sempre chama a atenção das pessoas. "Elas sempre param para fazer perguntas e tirar fotos, nunca há um momento de tédio quando eu o levo para sair", disse o dono.
Matt conta que criou répteis por 20 anos, porém, parou quando ele e sua esposa Cordella, 36, tiveram sua primeira filha. No entanto, com a pandemia, ele decidiu adaptar sua casa novamente para receber os répteis e assim Rex foi adotado. A viagem para pegá-lo em Doncaster, na Inglaterra, levou 8 horas, mas Matt disse que valeu a pena e Rex agora vive com outros animais de estimação exóticos: duas tarântulas, duas chinchilas e mais um lagarto.
Matt gasta cerca de 15 euros (R$ 90) por semana com Rex e sua dieta, que consiste em ratos, coelhos, porquinhos-da-índia que são mantidos em um freezer feito sob medida. O réptil também foi treinado para ir ao banheiro. "Quando Rex quer ir ao jardim fazer seus negócios, ele vai até a porta dos fundos e a coça para deixá-lo sair, ele geralmente faz suas necessidades na mesma área do jardim", explicou Matt. "Não o treinei para fazer muito, mas ele é muito inteligente e sabe onde está sua cama e vai para a cama quando está cansado e farto".
A espécie de Rex é originária da Tanzânia, mas pode ser mantida como animal de estimação no Reino Unido por experientes manipuladores de répteis. Eles podem viver até 30 anos e atingir 30 kg e mais de 2 metros de comprimento.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/familia-mantem-lagarto-que-passeia-de-coleira-como-animal-de-estimacao-na-inglaterra.html