A Organização Mundial da Saúde acredita que a "pandemia está longe de acabar". Em nota divulgada nesta quinta-feira (15), a OMS alertou para o risco de surgimento de novas variantes, ainda mais perigosas do que as que existem hoje, e pediu para que os países façam um esforço conjunto para frear a disseminação do vírus.
Na última quarta-feira (14), o Comitê de Emergência da instituição foi convocado para discutir os próximos passos do combate à pandemia a nível mundial. Na reunião, o grupo concordou em focar os esforços em frear a disseminação de novas variantes, que podem prolongar ainda mais o estado de emergência sanitária.
"Apesar dos esforços nacionais, regionais e globais, a pandemia está longe de terminar. O Comitê reconheceu a grande probabilidade de surgimento e disseminação global de novas variantes que podem ser ainda mais perigosas e mais difíceis de controlar", diz o documento.
Atualmente, quatro variantes preocupam as autoridades da OMS: Alpha, Beta, Gamma e, especialmente, a Delta, que se espalha com mais facilidade. Apesar disso, o comitê alertou que o pior ainda pode estar por vir. "A pandemia de covid-19 (...) requer uma resposta internacional coordenada. Ela continua sendo uma emergência de saúde pública de interesse internacional."
Em entrevista coletiva, o presidente do comitê, Didier Houssin, reconheceu que "as tendências recentes são preocupantes". "Nós ainda estamos correndo atrás desse vírus e o vírus ainda está correndo atrás de nós", disse.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/oms-alerta-para-o-surgimento-de-novas-variantes-da-covid-19-pandemia-esta-longe-de-acabar.html