A forma como seu filho come tem muito a ver com o jeito como ele se comporta. E quem chegou a essa conclusão foram os pesquisadores do Hospital Infantil da Filadélfia (EUA). Segundo eles, crianças que comem mais devagar têm menos chances de serem extrovertidas e impulsivas.
O objetivo do estudo era entender a relação entre o temperamento das crianças, seus hábitos alimentares e obesidade. Para isso, os pesquisadores entrevistaram 28 participantes, de 4 a 8 anos, que estavam começando um programa para diminuir a velocidade de alimentação.
Três comportamentos foram analisados: a capacidade de auto-controle, a impulsividade e os níveis de extroversão. Com esses dados em mãos, os pesquisadores observaram a rapidez com que as crianças terminavam as refeições, a sensação de saciedade e a forma como respondiam aos sabores, à forma e ao cheiro dos alimentos.
+ Obesidade infantil: saiba como diminuir o risco da doença no seu filho
Segundo os pesquisadores, as descobertas são importantes para entender possíveis novas causas para a obesidade infantil. "O temperamento está ligado a muitos resultados de desenvolvimento e comportamento da criança, mas apesar das evidências emergentes, poucos estudos examinaram sua relação com a obesidade pediátrica", explicou Myles Faith, um dos autores.
Ainda não se sabe se o temperamento é que determina os hábitos alimentares ou vice-versa. Os pesquisadores acreditam que novas análises ainda são necessárias para entender melhor de que forma as duas coisas estão ligadas.
"Este estudo estabeleceu relações entre temperamento e padrões alimentares em crianças. Porém, é aquela questão do ovo e da galinha: quem veio primeiro? Pesquisas que acompanham as famílias ao longo do tempo são importantes para desvendar isso", explica Myles Faith.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Crescer? É só clicar aqui e assinar!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/criancas-que-comem-devagar-costumam-ser-mais-introvertidas-diz-estudo.html