Depois de dois anos sem ver o filho, Rajshree Patel finalmente se reencontrou com Nevaan, de 4 anos. O menino, nascido na Austrália, viajou para a Índia em julho de 2019 com seus avós para o que deveria ser uma visita curta. Mas a pandemia de Covid-19 fechou as fronteiras australianas, impossibilitando seu retorno, como informou o site SBS News.
De acordo com as regras do governo australiano, apenas a chamada “família imediata” de um cidadão ou residente permanente pode entrar legalmente no país. Como Nevaan não tem idade suficiente para voar sozinho, ele precisaria ser acompanhado pelos avós para retornar à Austrália. Os avós, no entanto, não se enquadram nos requisitos de “família imediata”, complicando a situação do menino.
Depois de vários pedidos rejeitados, Nevaan finalmente foi autorizado a viajar para a Austrália com sua avó há duas semanas. Eles cumpriram quarentena em um hotel em Darwin antes de voar para Sydney para encontrar a Rajshree. “Eu me sinto tão aliviada. É como se meu coração estivesse de volta. Todos os migrantes precisam de suas famílias aqui”, celebrou a mãe.
Rajshree se tornou cidadã australiana em 2018 e, no último ano, trabalhou em uma clínica de testes Covid-19 em Sydney. Embora agora ela tenha seu filho de volta, seu pai ainda não obteve autorização para entrar no país.
Ainda há, no entanto, 209 crianças australianas presas na Índia, junto com outros 10.400 cidadãos e residentes permanentes do país que desejam voltar para casa. Em comunicado, um porta-voz do Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália disse que quase 22.900 cidadãos do país voltaram da Índia desde março de 2020 e mais cinco voos estão programados para o retorno de australianos.
"Queremos ver as famílias reunidas, mas devemos garantir que a viagem de menores seja realizada em circunstâncias adequadas e seguras. Cada família é assistida caso a caso”, disse o comunicado.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/menino-reencontra-mae-depois-de-dois-anos-na-india-por-causa-de-fechamento-das-fronteiras-na-pandemia.html