Thursday, July 8, 2021

Mãe luta por mudanças depois de filho de 4 anos ser repreendido em escola dos EUA por causa do penteado

https://ift.tt/2TOQR3i

Quando o americano Gus "Jett" Hawkins, de 4 anos, foi para a escola com seu cabelo trançado em março deste ano, ele estava animado para mostrar aos amigos o novo penteado. No dia seguinte, porém, sua mãe Ida Nelson, recebeu um telefonema do diretor do colégio em Chicago, nos EUA, alegando que o menino havia violado o código de conduta da escola e poderia ser suspenso se continuasse com o cabelo estilizado daquela forma. Após a reclamações, Ida trocou o penteado do filho, unindo as trancinhas soltas em um pequeno coque no topo da cabeça, mas recebeu outra ligação da escola alegando que o novo estilo também era inaceitável.

Gus com o penteado que foi proibido em sua escola (Foto: Reprodução Instagram)

 

Revoltada com o posicionamento da instituição a mãe decidiu compartilhar a história da família nas redes sociais e rapidamente a postagem viralizou, chamando inclusive, a atenção de políticos, que criaram um projeto de lei para coibir esse tipo de discriminação. No post, Ida escreveu: “Quando você diz a uma criança que algo nela é inaceitável, como seu cabelo, ela começa a [pensar em] outras coisas, como a cor da pele e sua situação econômica... Todas essas coisas contribuem para a formação de seu senso de identidade e a sensação de que algo sobre [eles] não é suficiente. Se você pode ser expulso da escola por causa do seu cabelo, isso faz com que sinta que precisa mudar quem você é, algo que é inato, para poder existir nesta sociedade. Por que estamos mandando essa mensagem para as crianças? A autonomia corporal e a autoexpressão são extremamente importantes para os pequenos ".

Ao ver os questionamentos da mãe, o senador Simmons, de Illinois, decidiu apoiá-la em sua causa. “Quando vi que uma criança de 4 anos tinha ficado traumatizada assim em um ambiente escolar, fiquei furioso e disse: 'Tudo bem, agora sou um senador estadual. Tenho a responsabilidade de agir'", disse o político americano à CBS Chicago. "Eu uso meu cabelo como quero. E desejo exatamente a mesma coisa para as crianças que estão nas escolas."

Simmons redigiu o projeto de Lei Jett Hawkins, que proíbe as escolas de policiar certos estilos de cabelo que estão ligados à identidade racial ou étnica dos alunos. Em maio, o projeto foi aprovado em pelo comitê de educação de Illinois e a previsão é de que a legislação entre em vigor no estado em breve.

Gus ao lado do senador Simmons, de Illinois, e da mãe Ida Nelson (Foto: Reprodução Instagram)

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/mae-luta-por-mudancas-depois-de-filho-de-4-anos-ser-repreendido-em-escola-dos-eua-por-causa-do-penteado.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...