Mesmo vacinadas, pessoas devem usar máscaras em ambientes fechados para se prevenir contra as novas variantes do coronavírus recomendaram os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nesta segunda-feira (27). A obrigatoriedade do uso do acessório havia sido derrubada em maio deste ano após grande parte da população americana ser vacinada, mas, com a alta de casos de covid-19 em várias cidades dos Estados Unidos, as autoridades voltaram atrás.
A capacidade de transmissão das novas cepas da doença, como a Delta, fez os cientistas pedirem novamente o uso da proteção. O CDC também recomendou o uso de máscaras para todos os professores, funcionários, alunos e visitantes das escolas, independentemente do estado de vacinação, publicaram a Associated Press e o Daily Herald.
A nova orientação segue decisões recentes em Los Angeles e St. Louis, que vivem o aumento nos casos e hospitalizações por covid-19. A média de casos nos EUA é de 57 mil por dia, com 24 mil internações pela doença diariamente, sendo a maioria de pessoas não vacinadas.
Mesmo com a vacina, algumas pessoas podem contrair a covid e desenvolver sintomas leves ou moderados. “Quando as cepas anteriores do vírus predominavam, descobriu-se que as pessoas vacinadas infectadas tinham baixos níveis do vírus e era improvável que propagassem muito”, disse a diretora do CDC, Rochelle Walensky. Já a variante delta é mais transmissível, e por precaução, foi recomendado o retorno do uso de máscaras para conter seu avanço.
Nas escolas, o uso do acessório de proteção também já foi recomendado pela Academia Americana de Pediatria (AAP). A máscara deve ser utilizada por crianças com mais de 2 anos, vacinadas ou não.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/eua-voltam-recomendar-uso-de-mascaras-em-ambientes-fechados.html