O governo do Reino Unido deverá vacinar seus adolescentes entre 12 e 17 anos de idade. Isso porque especialistas alertam que o país não alcançará a imunidade coletiva a menos que esta faixa etária, que representa uma em cada cinco pessoas da população, seja totalmente vacinada.
Assim, o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) do país fará a recomendação pela vacinação. No entanto, não incentivará todas as crianças a tomarem as doses até que os testes sejam concluídos no final deste ano, segundo o portal Telegraph.
"Vamos observar atentamente aos conselhos sobre se devemos ou não abrir o programa de vacinas em primeira instância para crianças menores de 18 anos, para as que têm vulnerabilidades particulares e as que vivem em famílias onde há pessoas que são particularmente vulneráveis. Essa parece uma maneira sensata de procedermos”, disse o ministro Robert Jenrick.
"Na ausência de vacinação, é inevitável que tenhamos um número muito alto de casos em adolescentes e não seremos capazes de alcançar imunidade coletiva sem imunidade significativa em menores de 18 anos", explicou o Professor Neil Ferguson à BBC.
A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA), que aprova medicamentos e vacinas para uso no Reino Unido, aprovou a vacina da Pfizer para jovens de 12 a 15 anos em junho após testes, mas mais dados sobre o impacto em crianças ainda são necessários. Além disso, grupos de diferentes idades podem precisar de doses diferentes.
Por fim, vale destacar que a recomendação do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização acontece no momento de queda dos casos e óbitos por Covid-19 na Inglaterra, que vai encerrar as regras de distanciamento social e a exigência do uso de máscaras a partir desta segunda-feira (19).
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/adolescentes-devem-ser-vacinados-para-alcancar-imunidade-coletiva-dizem-especialistas-no-reino-unido.html