No último sábado (24), 12 crianças que passaram as férias em um acampamento de verão na Inglaterra foram impedidas de fazer o check-in para seu voo de volta para a Espanha. Elas haviam testado positivo para covid 13 dias antes do embarque, mas estavam com certificados que comprovavam que já estavam recuperadas.
A recusa no embarque ocorreu no aeroporto de Heathrow, em Londres. “No dia 11 de julho, as crianças testaram positivo e foram colocadas em quarentena em nosso acampamento por 10 dias. Esses alunos pagaram para obter um certificado de recuperação de covid-19, a fim de voar para casa de acordo com as orientações do aeroporto em seu site”, explicou Ryan Toal, um funcionário do acampamento, em entrevista ao Dail Mail.
Para tentar embarcar de volta para casa, os alunos pagaram £ 175 cada pelos certificados que comprovavam a recuperação após o coronavírus. Mesmo assim, enfrentaram problemas na hora do check-in.
Ryan contou que as crianças foram tratadas como se oferecessem perigo para os outros passageiros. “O gerente da companhia foi até uma família que se sentou ao nosso lado e os transferiu, tratando nossos alunos como se fossem perigosos. Os alunos choravam e perguntavam se poderiam ir para casa”, relatou. O gerente disse ainda para o Ryan que ele não deveria ter trazido “pessoas que haviam testado positivo” para o aeroporto, mesmo depois de ter visto o certificando comprovando que as crianças estavam recuperadas.
Depois de 2 horas de discussão, o embarque das crianças foi finalmente permitido. “'Foi terrível estar envolvido, mas estou muito feliz que os alunos tenham se divertido tanto quanto possível em nosso acampamento e que puderam voar para casa - apesar da resistência significativa”, disse o funcionário, aliviado.
@EmbSpainUK @British_Airways in London Heathrow T5 are currently refusing to allow 12 children with certificates of recovery of COVID 19 to fly back home. It is on the official BA website that these certificates are accepted. Please help us get these kids home to their families pic.twitter.com/TXw3t72KWw
— Ryan (@RJToal) July 24, 2021
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/07/em-londres-criancas-sao-impedidas-de-embarcar-em-aviao-mesmo-apos-se-recuperarem-de-covid-19.html