Olivia White, de 32 anos, sempre teve problemas para dormir, já que fica acordada por horas se preocupando e lutando para “desligar o cérebro”. Mãe de duas filhas, ela criou então sete estratégias para melhorar o sono, ajudando também no estresse e na ansiedade e decidiu compartilhar nesta semana nas redes sociais.
A primeira coisa que Olivia disse que a ajudou foi reduzir ou remover completamente a cafeína. Então quando passa por um período em que tem dificuldade para dormir ou se sentir descansada, ela reduz o café para apenas uma xícara por dia ou nem toma.
“Embora eu ame meu café e às vezes sinta que não posso funcionar sem ele, os efeitos da cafeína parecem ser bastante brutais para mim quando minha ansiedade aumenta”, escreveu em seu site.
A segunda estratégia é fazer uma lista de tarefas diárias para impedir que sua mente fique superlotada. "Grande parte do meu estresse vem da incapacidade de me concentrar e lembrar das coisas”.
Ela disse que sempre se sente mais no controle e pronta para dormir quando escreve as tarefas. A lista de Olivia inclui tarefas domésticas, de trabalho e familiares. Ela também disse que marcar as tarefas concluídas faz com que se sinta realizada.
Muitas pessoas que têm dificuldade em dormir dizem que abandonar o celular por pelo menos uma hora antes de deitar é extremamente útil para dormir. Olivia disse que mantém o telefone longe uma hora antes de tentar adormecer.
Além disso, ela se permite relaxar naturalmente. Isso inclui um banho quente, um livro ou 10 minutos de meditação.
Assim como a questão do celular, Olivia removeu a luz artificial de seu quarto. A luz artificial é aquela azul que vem de objetos como carregadores, pontos de energia e dispositivos.
Uma rotina regular de sono é fundamental para um sono de boa qualidade. "Eu tento ir para a cama e acordar na mesma hora todos os dias". A mãe de duas filhas disse ainda que percebe que quando adormece fora de sua rotina, se sente mais cansada.
Por outro lado, se ela segue com sua programação, se sente energizada e muitas vezes não precisa de um despertador para acordar.
Da mesma forma que seus filhos têm uma "rotina de relaxamento", Olivia também tem. Ela toma uma xícara de chá camomila, limão e gengibre ou hortelã-pimenta. Um chá quente sem cafeína antes de dormir é a maneira perfeita de dizer ao seu corpo que é hora de relaxar.
Por fim, ela sempre usa um óleo essencial e um difusor como parte de seu ritual noturno. "Eu configurei para ficar por cerca de 30-60 minutos, já que o barulho pode ser alto quando você está caindo no sono. Mas certamente ajuda a criar um ambiente calmo".
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/mae-de-duas-filhas-releva-sete-estrategias-para-dormir-melhor-e-diminuir-ansiedade.html