Como nasce uma empresa? Pode ser a partir de um brainstorming e estudos de anos ou olhando para questões corriqueiras da vida com crianças pequenas. Foi exatamente assim que o empreendedor Guilherme Martins, ao lado dos sócios Rodolfo Reis e Luiz Castilho, fundou a Leiturinha, em 2014. “A Leiturinha nasceu em uma conversa aqui em casa entre Rodolfo e eu, que temos filhas com idades parecidas”, conta Guilherme, que é engenheiro, assim como os parceiros no negócio. “Sou pai da Valentina, de 11 anos, e ele da Sofia, de 10. Sempre achamos muito importante incentivar a leitura, mas tínhamos alguma dificuldade para escolher títulos para elas. Foi assim que surgiu a ideia de criar um serviço que entregasse mensalmente livros para as crianças selecionados por curadores especializados”, diz.
- Crianças com pais mais envolvidos com a escola têm mais facilidade com matemática e leitura e são mais saudáveis mentalmente, mostra estudo
- Otávio Júnior: De passinho em passinho, sonhos maiores
- Mães relatam regressões e dificuldades de aprendizado dos filhos durante a pandemia: "Senti que minha filha não conseguia absorver"
Estimular que os filhos leiam é fundamental mesmo e uma meta para os pais – e a Leiturinha promete simplificar esse processo. A proposta é simples: todo mês, a família recebe um livro para ler com os pequenos, que pode vir acompanhado de um brinquedo ou de uma segunda obra, dependendo do plano escolhido. O modelo de negócios tem feito sucesso e, desde a sua criação, a empresa já entregou mais de 10 milhões de kits.
As melhores memórias
Além de entregar obras para 180 mil famílias em mais de 5 mil cidades brasileiras, a Leiturinha tem uma loja com mais de 700 produtos disponíveis, incluindo livros, claro, mas também jogos e brinquedos. “Queremos criar experiências positivas com os livros mesmo antes de os pequenos identificarem as primeiras palavras, a partir dos primeiros meses de vida até os 12 anos”, diz Guilherme. “Esses momentos de leitura ao lado de pais, avós, tios e outros familiares se tornam memórias afetivas fundamentais nesse período crucial para a formação. Por causa disso, essas crianças têm mais chance de identificar a leitura como algo prazeroso e não como a obrigação que surge na escola.”
Guilherme garante que na família dele a estratégia deu certo. Valentina é uma ávida leitora e criou até um pequeno blog para compartilhar seus títulos preferidos. Já o caçula João Pedro, 6 anos, está aprendendo a ler na companhia dos pais e da irmã. “Aqui não tem essa de casa de ferreiro, espeto de pau”, diz. “Lemos muito com eles no período da noite, antes de dormir, quando o ambiente está mais calmo e sem distrações. Meus filhos adoram quando contamos histórias a partir dos livros ou completamente inventadas. É um momento de conexão familiar em que todo mundo se diverte.”
Atualmente, Rodolfo e Luiz têm se dedicado a outros projetos, enquanto Guilherme segue no comando da empresa. Para o empreendedor, o olhar para o mercado de livros a partir das experiências como pai, presente desde o primeiro dia, é um dos principais diferenciais para o sucesso do negócio.
#DICALEITURINHA
5 clássicos da loja
Era uma vez
Com belas ilustrações que saltam a cada virada de página, a fábula prende a atenção dos mais novinhos. O acabamento cartonado garante durabilidade para várias leituras.
Contos de fada pop-up: Chapeuzinho Vermelho, ilustrado por Edit Sliacka e traduzido por Natália Aguilar, Yoyo Book (R$ 79,90), R$ 69,90 para assinantes da Leiturinha. A partir de 0 ano
Corpo a corpo
Neste kit composto por quatro livros — Os Dez Amigos, Pelegrino & Petrônio, Rolim e Dodó —, os protagonistas das histórias bem-humoradas são partes do corpo, como os pés e o umbigo.
Coleção O Meu Corpo, de Ziraldo, Melhoramentos (R$ 159,90), R$ 129,90 para assinantes da Leiturinha. A partir de 3 anos
Diálogo importante
Excêntrica e incrivelmente forte, Píppi é uma menina de 9 anos nada convencional. Além de boas risadas, a narrativa abre espaço para discussões sobre liberdade e pressões sociais.
Píppi Meialonga, de Astrid Lindgren, ilustrado por Ingrid Nyman e traduzido por Maria de Macedo, Companhia das Letrinhas (R$ 54,90), R$ 49,90 para assinantes da Leiturinha. A partir de 6 anos
Paixão infantil
A infância de Guimarães Rosa é apresentada às crianças de forma poética neste finalista do prêmio Jabuti. Situada no interior de Minas, a história retrata o amor do menino pelas palavras e os animais.
João, Joãozinho, Joãozito, de Claudio Fragata, ilustrado por Simone Matias, Galera (R$ 61,90), R$ 52,90 para assinantes da Leiturinha. A partir de 6 anos
Para fãs
Publicado pela primeira vez em 1997, a história deste famoso bruxo ganhou versão em capa dura com ilustração do britânico Olly Moss em comemoração aos 20 anos do original.
Harry Potter e a Pedra Filosofal — edição de luxo, de J.K. Rowling, traduzido por Simone Matias, Rocco (R$ 74,90), R$ 60 para assinantes da Leiturinha. A partir de 8 anos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/noticia/2021/07/5-classicos-da-loja-leiturinha-para-ter-na-sua-estante.html