Ao perceber que os filhos, portadores da síndrome de Down, enfrentavam preconceito para encontrar emprego, o pai Joel Wegener resolveu mostrar a todos que pessoas com necessidades especiais são, sim, capazes de ser excelentes trabalhadores. Foi então que surgiu o Special Neat Treats ("guloseimas especiais”, em tradução livre), caminhão de sorvetes e outros doces gelados que Joel dirige pela vizinhança com os filhos. A família mora na cidade de Loveland, em Ohio (EUA).
O pai tem 10 filhos biológicos e dois deles têm síndrome de Down: Josh, 18, e Mary Kate, 21. O caminhão foi adquirido em abril, de outra família com necessidades especiais. Desde então, os doces têm sido sucesso de vendas. “Começou como uma ideia de vender sorvete, agora é muito mais do que isso”, contou ele, em entrevista à emissora de TV local WLWL. Com o empreendimento, Joel pretende inspirar outras pessoas com necessidades especiais.
Além de sorvetes, o Special Neat Treats também vende barras de chocolate e outras guloseimas geladas. Até agora, cerca de 5 mil doces foram vendidos – superando as expectativas da família. Além de trabalhar com o caminhão de sorvetes, o pai também é funcionário de uma empresa de arrecadação de fundos.
Joel contou que seu objetivo é ensinar habilidades de comunicação, finanças e relacionamento social aos filhos. Ele quer também mostrar à comunidade o potencial das pessoas com síndrome de Down. “É muito bom dar aos meus filhos algo para fazer e mostrar aos outros pais que talvez haja algo criativo, fora da caixa, que possamos criar para nossa família e nossos filhos", declarou. O pai disse ainda que planeja aumentar sua frota de caminhões.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/07/pai-compra-caminhao-de-sorvetes-para-trabalhar-com-os-filhos-que-tem-sindrome-de-down.html