Thursday, June 3, 2021

Pé Torto Congênito: "Descobri durante a gravidez e tomei um susto; é difícil, mas tem tratamento", diz mãe

https://ift.tt/3z8XvRU

 

O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Pé Torto Congênito (PTC)  é comemorado nesta quinta-feira (3/6) e tem como intuito incentivar o tratamento dessa deformidade. A paulista Mayara Lopes Carvalho, 26, é uma das mães que já passou por essa experiência com seu filho. Quando estava em seu segundo trimestre de gestação, ela descobriu, por meio de um exame morfológico, que seu bebê, Benício, hoje com 3 meses, tinha o pé torto. "No início, ficamos bem assustados. Fomos pesquisar na internet e tomamos um susto. Ver as fotos é diferente de olhar no ultrassom", lembra a mãe. 

Benício tem três meses (Foto: Arquivo Pessoal )

 

 

Em um primeiro momento, um médico falou para Mayara que o uso de uma botinha seria suficiente para corrigir os pés do bebê, porém, ao ouvir outros especialistas, ela descobriu que o filho provavelmente teria que fazer uma cirurgia. Quando o pequeno nasceu, seu pé não era tão torto — o que dificultou o diagnóstico. Na maternidade, a mãe foi informada de que talvez o defeito fosse mais postural e que os pés voltariam com o tempo. 

"O tempo passou e ele continuava com o pé torto", disse Mayara. A solução foi levar Benício a mais um especialista e após um,a nova avaliação, foi constatado que ele realmente tinha PTC. Quando estava com 1 mês e meio, o pequeno começou o tratamento, colocando seu primeiro gesso. "Ele chorava um pouquinho nos primeiros dias, porque o gesso era úmido e pesado, mas depois de adaptou". 

Após a terceira troca do gesso, o bebê corrigiu o pé, porém, colocou mais dois gessos como precaução. O passo seguinte foi fazer a tenotomia — cirurgia para cortar tendão de "Aquiles". Após o procedimento, Benício colocou mais um gesso e depois uma botinha. "Achamos que ele iria estranhar, mas está super bem. Está tão feliz sem gesso, que ficou tranquilo. 

Benício precisou usar gesso por cinco semanas (Foto: Arquivo Pessoal )

 

Segundo Mayara, uma das principais dificuldades de ter um filho com Pé Torto Congênito é se adaptar as novas rotinas. "Temos que aprender a dar banho, porque precisa colocar uma sacolinha e ter uma pessoa para segurar a perna", explica a mãe. Apesar disso, ela diz que o filho foi muito forte. "Foi muito mais leve do que nós imaginávamos", diz. 

Para mães que passam pela mesma situação, Mayara aconselha a não se desesperar. "Se souber ao longo da gravidez, não deixe isso atrapalhar: curta sua gestação. Por mais que seja difícil tem tratamento". 

Benício (Foto: Arquivo Pessoal )

 

O que é o Pé Torto Congênito (PTC)? 

O Pé Torto é uma deformidade congênita, isto é, já nasce com a criança. Nesse caso, os bebês vêm ao mundo com os pezinhos virados para dentro. Segundo Tatiana Guerschman, especialista no Método Ponseti no Brasil e ortopedista do Sabará Hospital Infantil (SP), os especialistas ainda não sabem quais genes que causam essa deformidade, mas suspeitam que as células da parte interna do pé, por volta do segundo trimestre de gestação, começam a se modificar e trazer o pé da criança para dentro. 

A médica ressalta que o PTC é relativamente frequente e acomete duas vezes mais meninos do que meninas. O diagnóstico pode ser feito pelo ultrassom, porém, há casos em que a deformidade não é vista. "Após o exame, o bebê não será tratado dentro do útero, mas a vantagem de os pais saberem com antecedência é que eles podem procurar informações e um ortopedista pediátrico para já se preparar", alerta a especialista. 

Benício e a mãe (Foto: Arquivo Pessoal )

 

Tratamento 

 

 

De acordo com Tatiana, até os anos 2000, o tratamento para pé torto era basicamente cirúrgico. Dessa forma, os pequenos passavam a infância inteira operando o pé para colocar no lugar e, às vezes, precisava colocar o gesso também. "Cada vez que ia mexendo, o pé ficava mais fraco e mais dolorido. Fora todo o trauma e estresse para a criança e família", explica a médica. 

A partir dos anos 2000, os ortopedistas passaram a aplicar o método Ponseti. Criada pelo médico Ignacio Ponseti, a técnica consiste em manipulações suaves dos pés, que permitem o alongamento dos músculos e dos tendões. Segundo a ortopedista, a criança também coloca um gesso, que é trocado semanalmente. O tratamento dura de cinco a sete semanas e na última troca de gesso, o paciente já pode fazer a tenotomia. "É um procedimento rápido e o bebê vai embora no mesmo dia", afirma a especialista. 

Após a cirurgia, o bebê fica com um gesso por mais duas semanas e depois começa a usar a ortese, que é uma espécie de botinha com uma barrinha no meio. Ela serve para manter a correção dos pés. O uso da ortese é necessário por 23 horas por dia durante os três primeiros meses e, depois, apenas para dormir até os 4 anos. A especialista explica que o tratamento é 95% eficaz, isto é, os pés podem voltar ao normal. Apenas em poucos casos, é preciso fazer uma nova cirurgia. 

Para um tratamento menos traumático, o ideal é começar no primeiro mês de vida do bebê, a partir de 14 dias já é possível colocar o gesso. Tatiana ressalta que começar a tratar a deformidade mais cedo é importante para que o pé torto não prejudique o desenvolvimento da criança, como andar e engatinhar. Além disso, quanto mais tempo passa, os pequenos ficam com o pé menos flexível. 

Apesar disso, é possível fazer o tratamento em crianças maiores. A especialista aponta que o Pé Torto Congênito não impede a criança de andar, mas acarreta mais dificuldade e pode causar até mesmo feridas. "Além disso, o pé torto é um estigma social e emocional, porque, às vezes, as famílias não conseguem buscar tratamento e ficam com vergonha de levar os filhos à escola para que ele não sofra bullying", a especialista finaliza. 

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da ​Crescer? É só clicar aqui e assinar!​

 

 

 

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/06/pe-torto-congenito-descobri-durante-gravidez-e-tomei-um-susto-e-dificil-mas-tem-tratamento-diz-mae.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!