Thursday, April 2, 2020

Dia Internacional do Livro Infantil: autores do mundo todo leem para crianças em isolamento

livro; familia; leitura; literatura (Foto: Thinkstock)

 

Nesta quinta-feira (2) é celebrado o Dia Internacional do Livro Infantil. Para comemorar a data de um jeito especial, autores infantis do mundo inteiro se uniram para ler trechos de seus livros para milhões de crianças e jovens que estão em isolamento, em meio à pandemia do coronavírus. Com o apoio da IPA (Associações de editores), da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a iniciativa "Leia o Mundo (Read The World)" começou com a voz da italiana Elisabetta Dami, autora da série de livros do popular personagem Geronimo Stilton. 

Geronimo Stilton é um rato que vive na Ratônia, uma ilha em formato de queijo. Lá, ele escreve livros para contar sua história. Para distrair as crianças que estão isoladas, a autora leu, em inglês, um trecho de um dos livros de seu famoso personagem. A leitura foi feita na conta pessoal do Instagram de Elisabetta. Vários outros autores infantis concordaram em aderir à iniciativa, cujos detalhes estarão disponíveis em breve no site.

"A vida e a rotina das crianças foram reviradas em poucas semanas. A leitura pode lembrar crianças e jovens que o poder transportador dos livros é ilimitado", disse Henrietta Fore, diretora executiva do UNICEF. Já para a IPA essa iniciativa é uma forma de lidar melhor com o período em que estamos vivendo atualmente. "Os efeitos psicossociais do isolamento prolongado e do distanciamento social ainda não foram vistos e compreendidos. Todos nós devemos cuidar particularmente de nossa saúde mental no momento. O IPA queria fazer algo positivo para aproximar as crianças e seus escritores favoritos, estimular seu interesse em livros e criar um momento despreocupado para as famílias compartilharem durante esse difícil período de confinamento", disse o presidente da IPA, Hugo Setzer.

A OMS também está empenhada em ajudar os jovens a passar pela pandemia da COVID-19. "Entendemos o medo e as ansiedades que muitos sentem e sabemos como a alegria da leitura pode estimular mentes jovens, aliviar tensões e proporcionar esperança", disse o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Confira as dicas para incentivar a leitura entre as crianças da escritora Goimar Dantas

1. Leia para os seus filhos
Leia todas as noites, antes de a criança dormir. As lembranças desses momentos formarão memórias afetivas valiosas para seus filhos. Assim, ao pensar em um livro, eles terão um incentivo a mais para gostar deles.

2. Monte uma biblioteca para seu filho
Não precisa ser nada sofisticado ou com uma superestrutura. Prateleiras com livros à altura da criança fazem com que eles tenham mais interesse do que quando ficam simplesmente dentro de uma caixa, por exemplo.

3. Presenteie seu filho com um livro que foi importante para você
Isso pode resgatar suas memórias e ajudará a reforçar ainda mais o vínculo com a leitura. Se a criança já tiver capacidade para entender, vale contar a história por trás daquele livro e dizer porque achou que ele gostaria da história.

4. Aproxime seu filho dos escritores
Vocês podem assistir a uma entrevista do autor ou a um vídeo dele na internet. Apresente o escritor ao seu filho e conte porque gosta tanto dele. Comente sobre a inteligência e a criatividade da pessoa.

5. Descubra o universo da leitura com seu filho
O universo dos livros chegou tarde em sua vida e você não gostaria que o mesmo acontecesse com seu filho? Frequente bienais, livrarias, bibliotecas dos bairros, peça aos amigos que indiquem livros e leia junto com seu filho os livros da escola e também os de casa



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Diversao/Livros/noticia/2020/04/dia-internacional-do-livro-infantil-autores-leem-para-criancas-em-isolamento.html

This Is The Way | Kids Songs | Super Simple Songs

✅ Clique!!! AMAZON PRIME de graça por 30 dias, músicas, vídeos, filmes infantis e FRETE GRÁTIS!!!