Neste ano, a Páscoa — feriado religioso que celebra a ressurreição de Jesus Cristo —, será celebrada no próximo domingo (12), em meio à pandemia mundial de coronavírus. No entanto, mesmo com o isolamento social, a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP), afirma que é importante não deixar a data passar em branco. "Precisamos lembrar que a quarentena não é uma prisão. Estamos tentando evitar um colapso no sistema de saúde. E, apesar da aflição com a saúde e a economia, sim, as famílias precisam celebrar essas datas e manter os seus rituais, seja na Páscoa, aniversários ou qualquer outra data comemorativa, mesmo que de forma adaptada por conta da pandemia", disse.
+ 5 curiosidades da Páscoa ao redor do mundo
Segundo ela, essa, aliás, é uma oportunidade para que as pessoas usem a criatividade. "Pratiquem a resiliência, trabalhem com suas frustrações, usem a criatividade. Por que não, por exemplo, reunir a família virtualmente? Ou então, peça para que as crianças escrevam cartas virtuais aos avós. Cozinhem juntos e resgatem receitas de família. Se não for possível comprar os ovos de chocolate, façam versões caseiras juntos", propõe. "Não esqueçam, também, de conversar com os pequenos sobre o momento que estamos passando, mas de uma forma lúdica, sem assustá-los. Materialize o vírus por meio de desenhos e os convide para encontrar soluções para as datas comemorativas. As crianças têm maturidade para entender e até ajudar nesses momentos", finalizou.
A CRESCER perguntou para as mães nas redes sociais quais são os planos para a Páscoa deste ano. "Vai ter comemoração com a minha família e, inclusive, com as brincadeiras que todo ano a gente faz", respondeu Fulvia Barsanti. Ana Campos disse que a tradição por lá é recortar os pezinhos de coelho e fazer os próprios ovos. "Vamos comprar barras de chocolate em mercados que entregam em casa para confeccionar nossos próprios ovos! Também já baixamos um aplicativo para fazermos o culto de Páscoa em família e comemorar o real motivo", afirmou.
+ Até quando a criança acredita no coelho da Páscoa?
QUE TAL BRINCAREM JUNTOS?
Confira 4 dicas de atividades e brincadeiras para fazer com as crianças!
1. Decorar a casa: que tal arrumar a casa especialmente para a Páscoa? As crianças podem ajudar nesta tarefa e, juntos, vocês vão criar um clima gostoso para a chegada do coelho. É possível montar o ninho usando cesta de palha, ráfia, cenouras e coelhos de pelúcia; e até espalhar patinhas do coelho pelos cômodos usando farinha de trigo.
2. Caça aos ovos: esconda-os pela casa e prepare uma trilha de pistas por onde o coelho tenha passado. Vale fazer pegadas de farinha de trigo (ou imprimir nossos moldes) e espalhar pedaços de algodão, rodelas de cenoura e bombons. Você pode deixar, ainda, papéis com dicas de onde estejam os chocolates.
3. Bolsinha de coelho: reuna os pequenos para confeccionarem juntos uma bolsinha no formato de um coelho. Além de lúdica, a atividade vai entretê-los e divertí-los! Confira os materiais que você vai precisar e o passo a passo para montá-la!
4. Orelhinhas do coelho: as crianças vão adorar se fantasiar de coelho! Pra compor a fantasia, não podem faltar as orelhinhas! Peça para seu filho participar da confecção, ele vai adorar! Saiba o que você precisa e como fazer!
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Pascoa/noticia/2020/04/pascoa-como-comemorar-data-em-meio-pandemia-de-coronavirus.html