A fronteira aqui é a do conhecimento: jogo de literatura, de pensamento abstrato, de consciência ambiental, de saber sobre mulheres incríveis. Essa seleção – alguns mais antigos, outros recém-lançados – também vai romper barreiras geracionais.Tradicionais ou não, de tabuleiro ou cartas, formatos e dificuldades diversas, não importa: se é para reunir família, amigos e botar todo mundo para brincar junto, está valendo. Pois são essas as memórias mais prazerosas que seu filho terá da infância. Outro ponto em comum entre eles é que são jogos nos quais o “criar” é essencial e faz com que cada partida seja completamente diferente da outra. Vamos conhecê-los?
JOGAR + LER
A pedagoga, escritora e jornalista Carolina Sanches se inspirou no conceito das “leituras elásticas”, ou seja, esticar o prazer das histórias, experimentando os elementos da narrativa em um jogo. Ela une jogos tradicionais com livros também clássicos, e a mistura diverte as famílias. Em Vai, Lobo!, o primeiro da série, a mistura é do clássico “Tapa-Certo” com as quatro obras de lobo mais conhecidas do mundo: Chapeuzinho Vermelho, Pedro e o Lobo, Os Três Porquinhos e Os Sete Cabritinhos. O que ela nos apresenta são versões divertidas das obras, com ilustrações da mestre Mariana Massarani.Tem até uma parte em que se inventa uma história com os personagens misturados. Carolina e a Estrela Cultural têm mais dois jogos quase prontos para serem lançados.
Outros exemplos são:
A Festa de Desaniversário da Alice (previsto para maio), inspirado em salas de fuga, o leitor precisa escapar do livro, nesse caso, Alice no País das Maravilhas! Ilustrações de Anabella Lopez (para crianças de 5 a 8 anos).
O Zap do Olimpo (previsto para julho), tem também ilustrações de Mariana Massarani e textos de Ricardo Leite. A ideia é colocar discussões entre deuses da mitologia grega por aplicativos de mensagens (a partir de 8 anos).
Livros-jogo sobre serpentes (em parceria com o Instituto Butantan) e até Aventuras no Sítio do Pica Pau Amarelo já estão em produção.
JOGOS OU LIVROS: TEM DE ESCOLHER?
Para Carolina Sanches, o que vale é preservar o direito a se envolver em histórias: os adultos têm de experimentar. Parar de julgar “certos e errados” e vivenciar; se estão assistindo a uma série e a criança está adorando, pense em algo para esticar a leitura dela, como um livro sobre Paris para os fãs de Lady Bug, ou obras e jogos de mistérios a partir do sucesso de Detetives do Prédio Azul.
DAS FORMAS ÀS PALAVRAS
Já vem causando frisson e até ganhou um prêmio da Ludopedia, maior site de jogos de tabuleiro do Brasil na categoria Jogo Família, em 2018. Mas é pegando-o em mãos que a gente se encanta e não quer parar de jogar. Abstratus – Escultura de Palavras é quase uma espécie de Imagem&Ação, mas o cria-eadivinha acontece de outro jeito. Cada jogador (de quatro a seis) recebe um kit com diversas peças e, ao sortear uma carta, tem de bolar uma composição que desenhe a palavra. Todos os jogadores devem adivinhar. Começando pelos conceitos mais concretos (como “passarela”, “prisão”), vai aos mais abstratos (como “poder”), o que faz com que divirta crianças a partir dos 5 anos e caminhe até o adulto. Criado pelos educadores Thelma Löbel, Auber Bettinelli e Alberto Tembo, pode ser adquirido pelo site da Ludens Spirit (ludensspirit.com.br/abstratus), a partir de R$ 210.
COLHIDOS DA NATUREZA
O educador Guilherme Blauth une os conceitos de sustentabilidade, design e pertencimento em um jogo de maneira única. O artista visual, agrofloresteiro e pesquisador em educação, infância e natureza propõe que se usem materiais naturais – de madeira de demolição, poda de agrofloresta – para construir diversas esculturas. Kablan, o mais conhecido, tem 43 peças e pode ser brincado a partir dos 3 anos, desafiando o equilíbrio em formas bastante variadas (galhos, cubos, tocos...) por R$ 180 e R$ 70 (versão míni). Já Cipó vem com 17 peças e uma corda de juta, e sugere criar esculturas suspensas, para crianças a partir de 5 anos e adultos (R$ 120). Por útimo, Pupet desafia a criar seres e cenas com as peças (40 ao todo), para crianças a partir de 3 anos (R$ 170).
QUE MULHER VOCÊ QUER SER?
A brincadeira você já viu em Perfil ou Imitatrix. Mas o conteúdo é a parte mais interessante do livro-jogo Mulheres Incríveis Que Mudaram o Mundo, lançado pela Ciranda Cultural. Em formato de livro, algumas páginas contêm biografias de mulheres influentes, como Anita Garibaldi, Frida Kahlo, Rosa Parks, Cleópatra, Malala e Chimamanda Adichie. Mas, em outras, cartas podem ser destacadas, que serão encaixadas em uma faixa de papel. O jogador escolhe uma carta, não vê, e os outros ajudam-no a adivinhar qual personagem está em sua testa. Parte da coleção Quem Sou Eu?, R$ 24,90
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