Quando o assunto é levar uma vida mais leve, tem coisa mais gostosa do que movimentar o corpo, seja brincando, dançando ou correndo? Por isso, praticar esportes também é uma recomendação de praxe para seu filho crescer saudável. As atividades físicas reforçam a saúde como um todo, pois aumentam o apetite, melhoram o sono e favorecem as condições respiratórias, o que ajuda na prevenção de doenças. Vale lembrar que elas devem ser realizadas apenas como iniciação esportiva, de maneira lúdica. Treinos são indicados só a partir da puberdade.
+ 10 atividades físicas e os benefícios para crianças
No ano passado, uma pesquisa da Universidade de Bath (Reino Unido) derrubou um mito importante: o de que os exercícios físicos intensos, como correr uma maratona, aumentam os riscos de infecções. Ao rever o estudo que disseminou essa crença, feito com atletas após uma corrida em Los Angeles (EUA), nos anos 80, além de outros na área, os cientistas descobriram que o efeito é o contrário. Acreditava-se que as células de defesa sofriam uma queda abrupta logo após o esforço, mas agora se sabe que elas apenas mudam de lugar para áreas que precisam de mais proteção, como o pulmão. Além disso, durante o exercício elas podem se multiplicar em até dez vezes.
+ Atividades físicas ajudam a exercitar o cérebro também, diz pesquisa
A pesquisa levou em conta os adultos. Mas sabemos que os esportes podem e devem ser incentivados desde cedo – por volta dos 5, 6 anos – para se tornarem um hábito. Só que colocar o corpo para se mexer não se limita a essa idade nem à prática esportiva. Há inúmeras brincadeiras, como pega-pega, esconde-esconde e andar de bicicleta que você pode fazer com o seu filho. Tem jeito mais gostoso de fortalecer a saúde dele?
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2019/05/crianca-que-se-mexe-fica-menos-doente.html