Um bebê, de apenas nove meses, conseguiu ouvir as vozes de seus pais pela primeira vez após passar por uma cirurgia. Everett Colley, de Yorktown, Virginia (EUA), teve que aprender a língua de sinais para se comunicar com sua mãe Ashley, 29, e seu pai Zachary, 30.
De acordo com informações do Daily Mail, os médicos disseram aos pais do bebê que o bebê tinha sido qualificado para passar por uma cirurgia de implante coclear — também conhecido como "ouvido biônico", um aparelho que é responsável por restaurar a função auditiva dos pacientes com um quadro crítico de surdez. O pequeno foi operado no Hospital Infantil The King's Daughters, em 6 de dezembro.
Duas semanas depois, Everett finalmente conseguiu ouvir seus pais pela primeira vez. A gravação, realizada em 20 de dezembro, mostra ele olhando para seus pais enquanto ouve suas vozes. Ele sorri para a mãe e se inclina na direção dela enquanto ela diz: "oi". Logo, o bebê sorri de alegria e dá um abraço na mãe enquanto o pai diz: 'Everett, você está ouvindo a mamãe? Você me ouve? Você me ouve falando com você? Sim, estou falando com você", disse ele.
Ashley comenta que quando descobriu que o filho era surdo ficou muito assustada. No entanto, logo percebeu que seu bebê tinha uma perspectiva de vida diferente dos outros. Depois que Everett nasceu em fevereiro, ele já demonstrou que não conseguia ouvir em seu teste de audição de recém-nascido, mas como seus irmãos mais velhos Abel, sete, Greyson, cinco, Joel, três, também não tiveram bons resultados, sua mãe não ficou imediatamente preocupada e inicialmente pensou que era devido ao acúmulo de fluido em seu ouvido.
A família então fez um teste de resposta auditiva do cérebro e descobriu que o pequeno tinha perda auditiva profunda. "Por causa da covid, eu estava sozinha, meu marido estava esperando no carro e eu só me lembro de lutar para sair do hospital e desmaiar assim que o vi", lembra a mãe. "Foi mais difícil, especialmente no início, não saber que ele não podia ouvir", acrescentou Ashley. Foi então que a família foi se adaptando à nova realidade. "Aprendemos um pouco de linguagem de sinais, as primeiras palavras foram: "eu te amo".
Logo depois, os pais receberam a notícia que o filho poderia fazer uma cirurgia e recuperar a audição. Everett foi submetido a uma operação de quatro horas no Hospital Infantil, mas só duas semanas depois ele conseguiu ouvir as vozes de seus pais.
Assista, no final da matéria, ao vídeo (se não conseguir visualizar, clique aqui):
Entre os procedimentos realizados ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê, está a triagem neonatal auditiva ou o teste da orelhinha. O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido. No Brasil, desde 2010 é determinado por lei que nenhuma criança saia da maternidade sem ter feito o teste, que é gratuito. As crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazê-lo antes de completarem 3 meses de vida.
Se você tiver ou conhecer uma história que quiser compartilhar com a CRESCER, mande para o nosso e-mail redacaocrescer@gmail.com
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/12/video-bebe-ouve-vozes-dos-pais-pela-primeira-vez.html