Wednesday, December 8, 2021

Adoção: em vídeo, casal se emociona ao ver filha pela primeira vez

https://ift.tt/335CXOt

É impossível assistir ao vídeo sem se emocionar (assista no fim da reportagem). As imagens mostram o momento em que um casal de Tijucas, Santa Catarina, conhecem a filha adotiva pela primeira vez. O pai, visivelmente emocionado, se apoia em um móvel enquanto admira a criança. A mãe, derrete-se em lágrimas tentando conversar com a menina, que ainda é um bebê.

+ Depois de cair no começo da pandemia, número de adoções volta a subir no Brasil

O casal no vídeo, que viralizou nas redes sociais, é formado pela gestora jurídica Keterly Neto, 30 anos, e o marido, Diego Eloy. Juntos há 14 anos, eles sempre quiseram ter filhos. "Sempre fez parte dos nossos sonhos", disse ela. Mas após um longo período tentando engravidar, mas sem sucesso, os dois optaram pela adoção. "Foi a maneira que encontramos de realizar o nosso sonho", completou Keterly, em entrevista à CRESCER.

Casal se emocionado ao ver filha pela primeira vez (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Mesmo com a adoção, os dois ainda tiveram que segurar a ansiedade. "Nossa espera durou cinco anos. Foram três anos para habilitação e mais dois anos na fila. Nesse período, sempre procuramos nos informar sobre a adoção. O momento da espera é um misto de alegria e tristeza; nos sentíamos felizes por saber que um dia seria nossa vez de conhecer nosso filho ou filha, mas também tristes pela longa espera, sem data para terminar", lembra.

Ela também relembrou o que sentiu no momento em que viu a filha, Maria. "No momento em que a vi, senti que toda a espera valeu a pena. Nunca vou esquecer aqueles olhinhos. Senti como se a partir daquele momento pudesse enfrentar qualquer coisa", afirma. "Meu marido sempre disse que seria pai de uma menina. No dia em que chegamos ao abrigo, ele disse que sabia que era ela. Quando a viu, teve certeza de que era a filha dele; a filha por quem ele tanto esperou", competou.

No dia do vídeo, Keterly conta que ela e o marido apenas conheceram a filha, mas não puderam levá-la para casa. "Naquele dia, apenas a conhecemos. Tanto que nem pudemos pegá-la no colo, nem mesmo toca-lá, devido a pandemia de covid. No dia seguinte após a emissão da guarda provisória, sim, pudemos pegar ela no colo e já levar pra casa", lembra. 

Na época, Maria tinha apenas 2 meses de vida. "Os primeiros dias em casa foram de muitas descobertas e também de muito cansaço. A rotina mudou rapidamente para nos adaptarmos as necessidades dela", conta. Maria já está com 1 ano e nove meses. "Desde o dia em que ela chegou, nossa vida ficou mais colorida e feliz. Ela é uma criança maravilhosa, muito engraçada, nos encanta a cada sorriso e a cada descoberta. É o nosso sonho realizado", derrete-se a mãe.

+ "Sou uma mulher negra, solteira e com três filhos brancos. O amor não tem cor em minha casa", diz mãe

Keterly e Maria (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Maria tem 1 ano e 9 meses (Foto: Reprodução/Instagram)

 

 

O casal disse que no futuro, pretende ter mais filhos. E, sim, por meio da adoção, mas não descartam fazer novas tentativas de engravidar: "Pretendemos nos habilitar novamente para termos mais um filho. Ou, quem sabe, pela via biológica". Keterly ainda deixou um recado para quem deseja adotar uma criança: "Se você deseja ter um filho, pouco importa por qual via seu sonho vai se realizar. Não tenha medo de enfrentar o processo, ele é longo e burocrático mas, valerá a pena. Siga em frente e persista, pois sua hora vai chegar", finalizou.

Assista, abaixo, ao vídeo (se não conseguir visualizar, clique aqui):

Keterly com o marido e a filha (Foto: Reprodução/Instagram)

 



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/12/adocao-em-video-casal-se-emociona-ao-ver-filha-pela-primeira-vez.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...