O leite materno é o melhor e mais completo alimento que um recém-nascido pode ter nos primeiros meses e anos de vida, tanto por suas propriedades nutricionais quanto imunológicas. E tem papel fundamental não só para os bebês nascidos a termo (a partir de 37 semanas de gestação), mas especialmente para os prematuros que, enquanto estão internados em unidades de cuidados intensivos, ainda não têm a capacidade de sugar o seio da mãe e serem amamentados. Daí a importância da doação!
+ Mães vacinadas produzem leite materno com anticorpos contra covid-19, diz estudo
Com estoque em baixa, o Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) deu início à campanha O Melhor Presente, com o objetivo de aumentar o volume de leite materno coletado para atender a demanda dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal – especialmente durante o período de festas e férias.
“O nosso objetivo é estimular as mulheres em fase de amamentação a fazerem doações de leite humano durante todo o ano, mas durante feriados prolongados e férias, o volume de leite materno coletado diminui, muitas vezes por conta das viagens que as doadoras realizam neste período. Então, é necessário lembrar da importância das doações para a vida dos recém-nascidos prematuros ou com condições crônicas de saúde”, explica a coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva.
“No ano passado, mesmo com a pandemia, alcançamos um volume de leite doado de até 350 litros no mês de setembro, enquanto neste ano coletamos apenas 210 litros de leite no mesmo mês. Por isso, gostaríamos de convidar mulheres que estejam amamentando seus filhos e produzindo um volume excedente, para doarem ao BLH, para que juntos possamos suprir a necessidade desses bebês prematuros”, destacou Danielle Aparecida da Silva.
+ Estoque de leite materno em 2020 é um dos mais baixos registrados pelo Ministério da Saúde
No momento, o estoque de leite em freezers do BLH da instituição está baixo: cerca de apenas 60 litros de leite pasteurizado. Para garantir com segurança a alimentação dos que chegaram antes do tempo – ou daqueles que precisam ganhar peso – internados no IFF/Fiocruz seriam necessários cerca de 250 litros de leite humano por mês.
A coordenadora do BLH também ressaltou outros benefícios do leite materno, como a redução em 13% da mortalidade infantil até os 5 anos de idade, além de evitar diarreia e infecções respiratórias, diminuir o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, levar a uma melhor nutrição e reduzir a chance de obesidade. “Por isso, o leite humano doado é ‘O Melhor Presente’ que os prematuros internados na UTI Neonatal do Instituto podem receber nas festas", comenta sobre a campanha.
Para doar, basta ser mulher em fase de amamentação e entrar em contato com o Banco de Leite Humano do IFF/Fiocruz pelo WhatsApp (21) 98508-6576 ou pelo telefone (21) 2554-1703.
A doação de leite continua sendo segura durante a pandemia e pode ser realizada no domicílio da doadora, que ao entrar em contato com o BLH receberá todas as instruções de como realizar essa coleta e armazenamento do seu leite. Para as doações, as mães precisam seguir alguns requisitos, como apresentar exame de pré-natal, não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.
Mesmo uma pequena doação de leite representa benefício para muitos. Para se ter uma ideia, apenas um litro de leite materno alimenta, por um dia, até 10 recém-nascidos. Portanto, não é preciso preocupar-se em acumular muito leite. Qualquer quantidade doada é importante! Clique e veja o passo a passo de como fazer esse ato de amor com segurança.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Saude/noticia/2021/12/o-melhor-presente-fiocruz-lanca-campanha-de-doacao-de-leite-materno-para-aumentar-estoque-no-fim-do-ano.html