Seja para esperar o Papai Noel, seja para encontrar alguns primos e familiares, tudo é motivo para aquela pergunta: “Está chegando?”. Dezembro é mesmo um mês de muitas expectativas para as crianças, que já entram em férias escolares pensando nas brincadeiras, nos presentes... Mas é possível manter a magia do Natal sem deixar os pequenos tão ansiosos. Veja as dicas da psicóloga Rita Calegari, da Rede de Hospitais São Camilo (SP).
Veja pelo lado bom, o sentimento é uma chance de trabalhar a resiliência da criança à espera. Explique o valor da paciência e ofereça recursos para lidar com ela. Marcar os dias no calendário, montar a árvore de Natal, escrever uma carta para o Papai Noel, visitar locais decorados, participar de alguma ação solidária… e, na véspera, promover gincanas e jogos que antecedem a ceia. Tudo isso pode tornar a espera positiva.
+ Natal: o que é e como fazer o calendário do advento em casa?
Sim, e muito. As crianças aprendem diversos valores e conceitos por meio dos contos de fada e folclore. Histórias, emoções e sentimentos infantis podem ser elaborados dessa forma. Acreditar é ter fé. A criança que crê no bom velhinho coloca o foco em valores natalinos como bondade, respeito e humanidade. É fundamental que pais e familiares permeiem essa crença em vez de ressaltar o consumismo por si só. Conforme crescem, as crianças “descobrem” que Papai Noel é uma lenda, assim como outros personagens – e a convivência com outras crianças é que dará esse ritmo.
Não é necessário, eles irão perceber. Assuma que está tensa porque, afinal, quer que tudo fique lindo. Mostre que é normal se sentir assim, mas que está se organizando para dar conta. Além disso, delegue alguns dos preparativos (como fazer um enfeite para árvore de Natal) para envolvê-los.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/12/natal-como-diminuir-ansiedade-das-criancas-ate-chegada-das-festas.html