Thursday, December 2, 2021

5 brincadeiras para seu Natal com a família

https://ift.tt/31qVkg8

Este ano e gente não fugiu do tradicional. Oxalá consigamos ter a família reunida, vacinada, com todos os cuidados neste Natal. Então, nada melhor que algumas boas brincadeiras que vão animar a noite da Véspera de Natal ou o Dia de Natal em casa. Porque ganhar brinquedo é bom, mas brincar junto é melhor ainda.

Menina sorrindo em brincadeira com mãe e irmã (Foto: Getty Images)

 

Será que esta ano vai? Estamos vacinados, com a pandemia reduzindo seus números. Ainda precisamos nos cuidar, sem aglomerar, pensar que a vacina nos protege, mas é a máscara, o distanciamento e o bom senso que protege os outros.

Com isso em mente, a gente torce para que seus filhos possam encontrar os tios, os avós, os primos neste Natal.

E que criança não espera ganhar presente de Natal, não é mesmo? Principalmente brinquedos. Bom, mas eu garanto que melhor que ganhar um brinquedo, o que vai fazer diferença na vida do seu filho é brincar.

Eu (a Patcamargo) confesso que não lembro de todos os brinquedos que ganhei nos meus Natais da minha infância. Talvez um ou outro mais especial para mim.

Mas eu lembro de sempre reunirmos a família – crianças e adultos – para brincarmos juntos de jogos como “Mímica” e “Qual é a música”.  Também tinha muito jogo de cartas e era sagrado o amigo secreto. Isso, sim, eu não esqueço. Dos risos, das brigas nos jogos, e principalmente de sentir meus pais e meus tios virando crianças junto comigo e com meus primos.

Se você não tem esta tradição de brincadeiras em família na Véspera de Natal (antes de desembrulhar os presentes) ou no Dia de Natal, eu recomendo muito que você traga esta sugestão neste ano. Para te ajudar, separamos algumas brincadeiras de Natal para adultos e crianças juntos:

1. Músicas de Natal
Não tem como resistir a uma música natalina. Aqui no link, eu separei algumas diferentes das tradicionais. Além de cantar, dá para brincar de acerte a música, só murmurando a canção.

2. A cor do abraço
Entregue a todos os participantes papeizinhos escrito “branco”. Explique que vai falar diversas cores e as pessoas que tiverem a cor devem levantar e se abraçar. Como os papeis todos estão escrito apenas Branco e os participantes não o sabem, ficam esperando dizer a cor que esta em seu papel. O orientador vai falando diversas cores como amarelo, azul vermelho, rosa e nada de ninguém levantar. No final, ele fala “branco” e todos levantam para um grande abraço de Natal!

3. Desenho no prato
Nessa brincadeira, você precisa desenhar um símbolo do Natal (pode ser árvore ou boneco de neve, por exemplo) no verso de um prato descartável (ou num pedaço de papelão ou outro papel duro). Fácil, né? Só que você tem que colocar o prato sobre a cabeça e fazer o desenho nessa posição, sem olhar para o que está fazendo. O melhor desenho ganha.

4. Os eletrônicos
Se a sua família é conectada no jogo eletrônico, em lugar de brigar, juntem-se a eles! Sim, quando a gente brinca junto, mesmo de games, a interação acontece e a brincadeira vira brincadeira. No link tem dicas de aplicativos que vocês vão usar juntos para brincar. Mas controla o tempo tá? Nada de se perder nos eletrônicos e perder a noite de Natal.

5. Desafio da árvore de Natal
Organize grupos que mesclem crianças e adultos. A proposta é criar uma mini-árvore de Natal. Mas usando somente os materiais e objetos que os participantes puderem encontrar na casa. A brincadeira vai da gincana de conseguir os objetos, até a criatividade de montar uma árvore. E nem precisa ter vencedor no final. Vence, os grupos que conseguirem colocar uma mini-árvore em pé no final.

E se na sua família terá gente que não estará reunida presencialmente, sempre é possível manter a tradição com brincadeiras que possam ser feitas virtualmente. No vídeo abaixo a gente traz várias sugestões para você incluir todo mundo neste Natal! Felicidades a todos!

Patrícia Camargo e Patrícia Marinho, autoras do Tempojunto (Foto: Arquivo pessoal)


 

Patrícia Marinho é publicitária, mãe de duas meninas, a Carol, de 15 e a Gabi, de 7 anos; e Patricia Camargo é jornalista, mãe do Henrique, de 12 anos, da Sofia de 10 anos e da Larissa, de 9 anos. As “Patricias” são sócias do Tempojunto, que mostra como a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dá sugestões práticas de como incluir o brincar no dia a dia e na relação entre as mães, os pais (e tios, e avós...) e seus filhos. Aqui elas tiram dúvidas, dão dicas e contam como o brincar pode fazer a diferença no convívio com as crianças de qualquer idade.



from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Patricia-Camargo-e-Patricia-Marinho-Tempojunto/noticia/2021/12/5-brincadeiras-para-seu-natal-com-familia.html

Como os pais podem estimular os filhos a terem autonomia?

  1 - Ofereça escolhas “Permita que a criança tome decisões em situações adequadas para sua idade, como escolher entre duas roupas, decidir ...