O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse neste sábado (18) que o Ministério só divulgará uma posição oficial sobre a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a covid-19 no próximo dia 5 de janeiro, informou o G1.
- Diferente da vacina de adulto, o imunizante da Pfizer, aprovado pela Anvisa para crianças de 5 a 11 anos, possui outras características
- Ministro Ricardo Lewandowski dá 48h para governo federal se manifestar sobre vacinação de crianças
- Pfizer afirma que dose de reforço da vacina protege contra a omicron
Segundo o Ministro da Saúde, uma audiência pública será realizada, no dia 4 de janeiro no Ministério da Saúde, para dar base para a decisão final da pasta. "Até o dia 5 de janeiro é um tempo absolutamente adequado para que as autoridades possam analisar a decisão da Anvisa em todas as suas nuances, inclusive em relação à aplicação dessas vacinas", afirmou Queiroga a jornalistas.
Nesta sexta-feira (17), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), analisou um pedido formulado pelo Partido dos Trabalhadores, dando um prazo de 48 horas para que o governo federal se manifeste sobre o pleito do PT para a inclusão de crianças de 5 a 11 anos no Plano Nacional de Vacinação (PNI) contra a covid-19.
A solicitação do PT teve por base a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que nesta quinta-feira (16) autorizou a imunização para essa faixa etária com a vacina da Pfizer. O partido reivindicou ao Supremo que o governo de Jair Bolsonaro apresente um cronograma que viabilize a cobertura vacinal adequada de toda a população infantil antes da retomada das aulas.
Na petição, o PT ainda requer que seja estabelecida uma "previsão de um dia nacional (Dia D) para vacinação ou mesmo a designação de possíveis datas para a realização de grandes mutirões de incentivo e vacinação", diz o texto.
"A totalidade de evidências que foram apresentadas tanto pela empresa, com base nos estudos que foram avaliados por nós, quanto também as informações de monitoramento propostas, é que embasou a decisão da área técnica de conceder a publicação da ampliação da vacina da Pfizer para a população pediátrica", afirmou Gustavo Mendes, gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, ao anunciar aprovação do uso da vacina em crianças de 5 a 11 anos, durante coletiva de imprensa virtual.
No Brasil, os maiores de 12 anos já estão liberados para serem imunizados contra o coronavírus com a vacina Comirnaty da Pfizer. No entanto, a composição do imunizante aplicado nos pequenos será diferente. "Formulada num frasco com tampa laranja, além da cor, a dose para crianças é de 10 ug (adultos 30 ug), e é importante que exista distinção na composição, com substâncias diferentes, o que faz diferença no volume da injeção (adulto com 0,3 ml, crianças 0,2 ml)", explicou o especialista da Anvisa.
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Saude/noticia/2021/12/ministerio-da-saude-decidira-sobre-vacinacao-de-criancas-em-5-de-janeiro-afirma-queiroga.html