Se você quer tentar uma decoração diferente ou mesmo se enfeitar um pinheiro de verdade já é uma tradição na sua casa, saiba que não basta enfeitar a árvore e esperar que ela continue linda até o Dia de Reis, 6 de janeiro, momento de desmontá-la. É preciso cuidar da planta para aumentar a durabilidade dela. Mas como fazer isso? CRESCER conversou com especialistas em jardinagem e paisagismo, que dão dicas para a sua árvore de Natal natural ficar bonita o máximo de tempo possível. Confira!
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que os pinheiros naturalmente não têm uma sobrevida muito longa. Então, não se culpe se a planta não durar muito tempo. Segundo o engenheiro agrônomo Nilton Soares Val, da NSV Ambiental e Paisagismo, de Santo André (SP), a resistência tem a ver com a forma como a árvore foi arrancada do solo. "Se foi tirada quase sem raíz, infelizmente, não vai durar muito. Alguns produzem já em vasos e essas têm uma chance maior de sobrevida. Portanto, o tempo que ela vai durar depende de quanta raiz ficou após a remoção”, diz.
Como para qualquer planta, água e iluminação adequada são essenciais para manter sua árvore de Natal saudável. "Mais de vinte dias em um ambiente fechado e sem sol, o pinheiro vai acabar morrendo”, alerta Nilton. Por isso, regar sempre a planta e deixá-la mais próxima da janela, por exemplo — especialmente para quem mora em apartamentos — são alguns dos cuidados que você precisará ter se quiser que sua árvore chegue até o Natal. Mas, claro, que com equilíbrio! “Quanto mais luz e mais vento tiver no ambiente, de mais água a planta vai precisar. É importante também não deixar água empossada, para não dificultar a oxigenação", orienta Nilton.
Para não regar a planta demais nem de menos, a dica de Dárcio Vieira, do Shopping Garden Sul, em São Paulo (SP), é colocar a mão na terra. "Ela precisa estar sempre úmida, por isso, a melhor maneira é sentir como está para não deixar secar", recomenda.
O engenheiro agrônomo Nilton Soares também lembra que há diferentes espécies de pinheiros e, com cada uma delas, você terá um resultado na hora de decorar e personalizar a sua árvore de Natal. "A Araucária, por exemplo, é mais aberta, tem mais espaço entre os galhos, dá pra colocar bastante enfeite. Já a Tuia é mais fechadinha e os enfeites ficam mais internos, pois não tem muito espaço entre os galhos", esclarece. Vendida em vasos, a Tuia é uma das plantas que mais fazem sucesso nessa época do ano.
Qualquer que seja o modelo escolhido, a ideia é convidar todos da casa para a montagem e mergulhar nesse clima natalino. Afinal, nada mais gostoso que família reunida, não é mesmo?
Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Educacao-Comportamento/noticia/2021/12/arvore-de-natal-natural-como-cuidar-de-um-pinheiro-em-casa.html