Um médico britânico está alertando os pais sobre uma "erupção incomum" na pele, que está sendo associada a casos da nova variante ômicron da covid-19 em crianças. David Lloyd, clínico geral do norte de Londres, detalhou os sintomas observados principalmente entre os mais jovens.
+ Pfizer afirma que dose de reforço da vacina protege contra a omicron
Segundo o especialista, cerca de 15% dos pequenos infectados com a nova cepa do coronavírus desenvolveram sinais na pele. Além disso, houve relatos de fadiga, dor de cabeça e perda de apetite.
O médico explicou, em entrevista à Sky News, que os primeiros casos da variante ômicron pareciam apresentar sintomas ligeiramente diferentes das outras cepas. “Sempre tivemos um pequeno grupo de pacientes com covid-19 que apresentam erupções cutâneas estranhas, mas até 15% das crianças com ômicron tiveram essa erupção de forma incomum”, afirmou. “Portanto, estamos começando a aprender um pouco mais sobre o vírus e a olhar para ele”, acrescentou. "Vamos torcer para que não seja tão mortal quanto a delta e para que possamos superar isso. Mas é um momento preocupante”, completou
Durante a pandemia, o serviço de saúde nacional britânico listou os três sintomas principais da covid a serem observados em adultos e crianças: tosse, febre alta e perda do olfato ou paladar. No entanto, houve pedidos para que essa lista fosse expandida, já que pessoas com casos confirmados relataram outras manifestações.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse anteriormente que, por enquanto, não há informações de que os sintomas da ômicron sejam diferentes de outras variantes da covid-19. Os primeiros dados sugerem que a nova cepa é mais transmissível, mas mais "suave" do que a delta, que atualmente é dominante em todo o mundo.
Os casos de ômicron no Reino Unido atingiram 437 nesta quarta-feira (8), quando 101 novas infecções foram confirmadas. No Brasil, apenas seis casos foram registrados até o momento.
from Crescer https://revistacrescer.globo.com/Saude/noticia/2021/12/omicron-em-criancas-15-dos-infectados-pela-variante-apresentaram-sintoma-incomum-diz-medico.html